A competição do XXIII Festival Internacional de Tunas Universitárias (FITU) começa esta sexta-feira, a partir da 20h30, no Coliseu do Porto, e decorre até sábado.

Ao contrário de 2008, este ano a organização decidiu apostar em tunas de todo o país e não apenas nas do Porto. Deste modo, na 23.ª edição vão estar presentes as tunas das faculdades de Engenharia e Medicina da Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade Católica Portuguesa, Instituto Superior Técnico e a Tuna de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O FITU:

O FITU é o festival de tunas que se realiza há mais tempo no país e é também um dos mais antigos da Europa. A sua 1.ª edição foi em 1987, enquadrada nas comemorações do 75.º aniversário do OUP, que continua a ser o organizador do certame. O preço dos bilhetes varia entre os cinco e os dez euros.

A Tuna de Maiorca é a única presença estrangeira no festival, apesar de este se tratar de um evento internacional. “Há dificuldades a nível financeiro para trazer as tunas a Portugal”, explica Élio Fonseca, presidente da Comissão de Organização do FITU.

A Tuna Universitária do Porto e a Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto participam no festival, mas não na competição. Há ainda a apresentação dos Jograis do Orfeão Universitário do Porto.

“Elevar o valor da Universidade do Porto e da vida académica” é, de acordo com Élio Fonseca, o principal objectivo do evento. O responsável quer “um bom ambiente e um bom festival com enorme qualidade”. “Tentamos sempre primar pelo brio em tudo o que realizamos”, conclui.