No ano em que celebra o seu 5.º aniversário, a Casa da Música já tem mais de 160 espectáculos confirmados para o próximo ano. Para assinalar a data, realiza-se a 9 de Abril o concerto “A Quinta Sinfonia” de Tchaikovsky.

A grande aposta da instituição para 2010 passa por “investir em espectáculos com capacidade multimédia, audiovisuais e electrónica”, como afirmou António Jorge Pacheco, director artístico e de educação, na apresentação da nova programação [em PDF], que decorreu esta terça-feira.

O tributo a John Cage “4’33” (23 de Março) e o projecto cénico multimédia dedicado ao “Livro do Desassossego”, semi-heterónimo de Fernando Pessoa (9 de Fevereiro), são alguns dos pontos altos da programação para o próximo ano.

Mas o grande destaque da programação da Casa da Música para o próximo ano prende-se com a celebração dos 150 anos do nascimento do compositor Gustav Mahler. A Orquestra Nacional do Porto, que celebra dez anos de existência em 2010, dedica-lhe Integral das Sinfonias do compositor austríaco, num desafio inédito que é uma “grande oportunidade para mostrar as suas capacidades”, como afirmou Andrew Bennett, coordenador da orquestra.

O país de origem de Mahler, a Áustria, será o país-tema de 2010. Depois de Espanha, Países Nórdicos e Brasil, chegou a vez do “país da música por excelência” ser homenageado pela Casa da Música.

Nova data para espectáculo de Maria João Pires

O concerto de Maria João Pires, cancelado por motivos de saúde da pianista, já tem nova data. O recital realiza-se a 20 de Fevereiro na Casa da Música. Os bilhetes adquiridos para o concerto que se iria realizar hoje, 28 de Outubro, são válidos para o novo espectáculo.

Clubbing estende-se ao espaço Suggia

Este ano o Clubbing vai, também, utilizar o espaço Suggia, continuando “a ser importante para a instituição” pelo desafio que coloca de “descobrir os espaços do edifício”. Recorde-se que o Clubbing realiza-se todos os meses, excepto no Verão.

Outra das novidades deste ano é o evento “Terça Fim de Tarde”, um novo segmento destinado aos jovens valores da Música de Câmara, Jazz e Fado. Um dos objectivos é “suprir a falta de concertos à semana para os estudantes que estudam na cidade”.

Os festivais “Casa Portuguesa” e “Mestiço”, que fazem parte dos quatro festivais sazonais ou temáticos da instituição vão ser distribuídos ao longo do ano, de modo a aumentar a oferta. O fadista Fausto apresenta-se a 1 de Maio, no âmbito do festival “Música & Revolução”, que enaltece o compositor Jorge Peixinho.

O festival Suggia, especialmente dedicado ao violoncelo, sai para a cidade em concertos que terão lugar espaços emblemáticos do Porto, como nos cafés da baixa. Os dias 9 e 16 Outubro estão reservados para recitais de 30 minutos.