A 2.ª Edição de “Best Days on Technology” trouxe até à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) novidades tecnológicas no desporto, na ciência e na mobilidade. Durante três dias, os estudantes interagiram com empresas nacionais e multinacionais e descobriram as mais recentes criações de Portugal.

O primeiro dia foi dedicado ao “Students Award”. A investigação universitária esteve a concurso com três grupos de estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e da Faculdade de Ciências da UP (FCUP).

Cerca de vinte conferências foram divididas em cinco temas: “Novas Tecnologias, Novas Oportunidades”, “Futuro a 4 Rodas”, “Criatividade na Tecnologia”, “Tecnologia no Desporto” e “Simplificando o Dia-a-Dia”. O evento promoveu, também, a interacção entre estudantes e empresas na “Feira da Tecnologia”, com a presença de empresas como a EDP ou a Continental.

A iniciativa foi organizada por cerca de cinquenta voluntários do grupo portuense do Board of European Students of Technology (BEST). Luís Carneiro, um dos organizadores, afirma que “houve temas e discussões muito interessantes e que o balanço é positivo”. Na edição do próximo ano, o objectivo será “promover uma maior adesão de público”.

Vencedores do “Students Award”

Três grupos disputaram o prémio de incubação de seis meses no Parque Tecnológico Tecmaia. O projecto vencedor, “Sistema de Apoio à Gestão de Salas” (SAGS), pretende resolver o problema de falta de informação na gestão de espaços em instituições como universidades e hotéis. O objectivo é gerir horários, reservas e possibilitar o acesso a várias funcionalidades em locais dispersos. Assim, cada espaço teria um ecrã táctil interactivo e um sistema de segurança para qualquer utilizador obter a informação necessária.

A equipa vencedora é composta por João Sousa, José Campos, Luís Gonçalves e Rodolfo Silva, estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e de Computação da FEUP.
Luís Gonçalves admite que “de acordo com os restantes trabalhos em concurso”, o projecto “tinha mais potencial”. Este concurso pode abrir “novos horizontes” aos premiados, que confessam ter esperança num futuro positivo e não excluem a possibilidade de abrir uma empresa.