A Avenida dos Aliados vai ser o palco da Feira do Livro do Porto. Num comunicado assinado por Rui Rio e Paulo Teixeira Pinto, presidentes da Câmara Municipal do Porto (CMP) e Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), respectivamente, e enviado ao JPN, pode ler-se que “na sequência de contactos telefónicos entre a APEL e a Câmara do Porto, as duas instituições ultrapassaram as dificuldades existentes e clarificaram a coordenação das diversas iniciativas planeadas para a Avenida dos Aliados”.

As duas instituições chegam, assim, a acordo após dias de impasse e quando faltam apenas sete dias para o início do evento. “Durante praticamente três semanas a Avenida dos Aliados poderá voltar a conjugar de uma forma particularmente feliz a cultura e a actividade económica”, refere o documento.

O comunicado recorda, ainda, o sucesso que teve o regresso da Feira do Livro à Baixa portuense. “O evento foi maciçamente reconhecido como um enorme sucesso, mobilizando muitas dezenas de milhares de visitantes e compradores”, evidencia.

O entendimento de ambas as partes faz com que se cumpra o protocolo assinado em 2009 entre as instituições, o qual garantia os Aliados como a localização da Feira do Livro até 2012. As montagens do certame têm início marcado ainda para o dia de hoje, depois de ontem ter estado a decorrer na Avenida dos Aliados o “Porto Road Show”.

Esta é a 80.ª edição da Feira do Livro do Porto, que se realiza entre os dias um e 20 de Junho.