Criado em Novembro de 2010, o projecto Geada é, essencialmente, composto por alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Para além de estimular a produção e criatividade artísticas, o grupo estabelece parcerias com alguns espaços culturais do Porto para a dinamização de trabalhos de artistas e designers da cidade.

Nikolas Sesic, membro do grupo, explica que “tem havido cada vez menos investimento por parte das instituições” no trabalho de jovens artistas e uma “desresponsabilização nao só por parte da FBAUP e da Câmara Municipal do Porto, mas também por parte de todas as instituições da cidade”. Nikolas acrescenta que o grupo surgiu da necessidade de “preencher o vazio institucional” existente na área da cultura.

Entre os espaços culturais que cooperam com o projecto Geada, destacam-se o cinema Passos Manuel, o espaço Lófte e o bar Plano B. Para o dia 17 e 18 estão já agendados alguns eventos organizados pelo grupo. No primeiro dia, tem lugar, na na Biblioteca Municipal do Porto, a inauguração da exposição “Deambular”, com a apresentação de alguns trabalhos de ilustradores portuenses. Já para o dia 18 está marcado, no Passos Manuel, um recital de poesia de Beatriz Gentil e, também, uma série de concertos que conta com nomes como Peixe (ex-Ornatos Violeta) e André Tentugal.