Em 2001 os valores da tuberculose em Portugal eram de 40 novos casos por 100 mil habitantes. Passada uma década, o número caiu para 22, revelam os dados do relatório da Direcção-Geral de Saúde (DGS), divulgado esta quarta-feira.

Em 2010 foram diagnosticados 2559 casos da doença em Portugal, valor que representa uma diminuição de 11% relativamente a 2009. Portugal está muito perto de atingir a meta de 20 casos por cada cem mil habitantes, número que daria ao país o rótulo de baixa incidência de tuberculose.

Ainda assim, detectaram-se 48 casos de tuberculose em crianças menores de 15 anos, quase todas residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, revela o relatório da DGS. Duas das crianças são consideradas casos graves. Há, ainda, 17 crianças doentes com menos de 5 anos.

A tuberculose constitui a principal causa de morte provocada por uma doença infecciosa com cura. É um problema à escala global cujos números continuam a crescer – em 2009 estima-se uma incidência de 9,4 milhões de casos em todo o mundo, ou seja, 139 novos casos por 100 mil habitantes, com uma mortalidade de 1,3 milhões de pessoas. A maior parte dos casos ocorreu na Ásia e África.

O Dia Mundial da Tuberculose é assinalado em Portugal pela Associação Contra a Tuberculose do Porto e pela Unidade Local de Saúde de Matosinhos, que organizam uma iniciativa de âmbito científico e social a 24 e 25 de Março, no Auditório do Hospital Pedro Hispano e Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.