A 3DS é a nova consola portátil da Nintendo e está à venda em Portugal desde a meia-noite de hoje. Os mais aficionados podem agora jogar sem os óculos 3D, pois o ecrã cria a ilusão de imagens tridimensionais. Para isso, a consola inclui um botão deslizante que permite ajustar o nível de tridimensionalidade dos jogos.

O aparelho da Nintendo tem jogos de realidade aumentada pré-instalados. Assim, as imagens sobrepõem-se a imagens do local em que o jogador se encontra, captadas em tempo real. O jogador leva ainda consigo treze jogos capazes de aproveitar o efeito de tridimensionalidade. Além destes, os jogos lançados para consolas anteriores da Nintendo são compatíveis com a 3DS.

Com ligação à Internet, a nova consola da marca nipónica apresenta uma novidade. A “spot pass” é a nova funcionalidade da 3DS, que permite receber conteúdos de forma automática quando entra em espaços com acesso sem fios à Internet. Para desenvolver este sistema, a Nintendo trabalha em parceria com os operadores de comunicações de cada país. Em Portugal, apenas a TMN tem parceria com a marca japonesa.

Em Portugal, a 3DS está a venda por 250 euros e os menus estão integralmente traduzidos para português.