Em Fevereiro de 2010, o consórcio Via Porto, que integra as empresas do Grupo Barraqueiro, Arriva, Keolis e Manvia, foi o vencedor do concurso público para operar no Metro do Porto até 2015.

Na comemoração do primeiro aniversário, a 1 de Abril, José Luís Catarino, presidente do conselho de administração do consórcio Via Porto, faz um “balanço positivo do primeiro ano”, até porque conseguiram “melhorar a cobertura dos custos operacionais”. Assim, o Metro do Porto equilibrou as contas e obteve 75% de resultados operacionais, “o que significa um aumento substancial”.

Numa época conturbada, o Metro do Porto tem conseguido resistir às greves sectoriais e às paralisações que se sucedem. “É um ponto de honra do grupo Barraqueiro ter uma política de recursos humanos que não provoque situações de conflito na empresa”, disse José Luís Catarino à Lusa. Para tal, é necessário “haver uma permanente conversação, com maior abertura possível, tanto com sindicatos como com as comissões de trabalhadores tem permitido o bom entendimento e evitado a existência de greves”.

O mês de Março foi considerado, em comunicado, o melhor de sempre na história do Metro. Pela quarta vez, ultrapassou o recorde de validações num mês: um total de 5 196 milhões, o que corresponde a um aumento de 4% face a Março de 2010. O Metro do Porto registou um forte aumento na procura no primeiro trimestre de 2011.

Até ao final do consórcio, José Luís Catarino espera conseguir um maior equilíbrio das contas, através da redução dos custos. “O futuro da Via Porto passa também por aproveitar mais concursos públicos na área dos transportes e, assim, crescer com outros consórcios”, afirma José Luís Catarino.