O lema do EJICC – “Somar Conhecimento… Subtrair Dúvidas… Multiplicar Saber… Dividir experiências…” – traduz o objectivo do segundo Encontro dos Jovens investigadores em Ciências da Comunicação (EJICC), que acontece já no dia 14 de dezembro, quarta-feira. O evento pretende ser “um espaço livre de partilha”, com a participação “de investigadores séniores com quem vai ser possível somar conhecimento, esclarecer dúvidas e aprender através da experiência deles”, diz Nair Silva, uma das organizadoras do evento.

Um encontro que pretende reunir pessoas “que iniciaram há pouco tempo a investigação em Ciências da Comunicação.” Desta forma, o “critério nada tem que ver com idade”. Este grupo dirige-se, então, a investigadores, com ou sem bolsa, de mestrado, doutoramento, pós-doutoramento ou em projetos de investigação financiados.

O II EJICC foi pensado num “formato diferente”, mais dinâmico e com a intenção de se libertar do formalismo das conferências habituais. O encontro está dividido em cinco temáticas durante a manhã. As temáticas prendem-se, sobretudo, com métodos qualitativos e quantitativos de investigação. Os inscritos podem usufruir de um vasto leque de opções, “desde o mais generalista, com o professor Alberto Pena Rodriguez”, que vai fazer uma reflexão sobre as questões metodológicas das Ciências da Comunicação, “a temas mais particulares, como o ciberespaço, com o professor João Canavilhas”, garante Nair Silva.

Durante a tarde vão ser apresentadas investigações no âmbito das Ciências da Comunicação e, ainda, breves apresentações de três minutos para todos os interessados que queiram fazer parte do grupo Jovens Investigadores em Ciências da Comunicação (JICC). O EJICC volta à Universidade Fernando Pessoa, no Porto, depois da primeira edição, em janeiro deste ano, ter acontecido na Universidade do Minho, em Braga.

O II EJICC serve de pré-congresso para o VII SOPCOM, a decorrer entre os dias 15 e 17 de dezembro, na Universidade do Porto (UP).

O projeto nasceu da vontade de três doutorandas, Nair Silva, Patrícia Teixeira e Liliana Machado. Envolve, ainda, a doutoranda Maria Freitas e a mestranda Ana Cristina Santos. O evento é gratuito, sendo a inscrição obrigatória para todas as pessoas que queiram assistir.