O Teatro Nacional São João é o protagonista de uma tripla homenagem, este fim-de-semana, a Nadir Afonso.

Amanhã, sábado, a partir das 16h00, é apresentado o livro “Nadir Afonso conversa com Agostinho Santos”, por João Fernandes, diretor do Museu de Serralves. A obra, escrita por Agostinho Santos, jornalista do Diário de Notícias, conta com centenas de horas de conversa sobre o percurso pessoal e artístico de Nadir Afonso. A obra inclui, ainda, dois textos inéditos da autoria do pintor e uma breve perspetiva fotobiográfica.

Aos 91 anos, o arquiteto, pintor e ensaísta é ainda homenageado com a estreia do filme de Jorge Campos “Nadir Afonso – O Tempo não Existe” e com a exposição fotográfica “Nadir Afonso – No Tempo e no Lugar” de Olívia da Silva.

Nadir Afonso nasceu em Chaves em 1920 e diplomou-se em Arquitetura na Escola de Belas-Artes do Porto. Em 1967 ganhou o Prémio de Pintura e, dois anos depois, em 1969, o Prémio Amadeo de Sousa-Cardoso.

Aos 91 anos Nadir Afonso continua a pintar e foi convidado para ilustrar a capa do 147.º aniversário do Diário de Notícias, assinalado no passado dia 29 de dezembro de 2011.