Foi lançada esta terça-feira uma plataforma digital que disponibiliza milhares de documentos exclusivos sobre Nelson Mandela. Entre correspondência dos tempos em que esteve preso, manuscritos das negociações do fim do Apartheid, muitas fotos e alguns vídeos, o novo site, em forma de arquivo, está disponível para qualquer pessoa interessada em saber mais sobre a vida do primeiro presidente negro da história da África do Sul.

Uma nota no blogue oficial da Google relembra a quantia de 1,25 milhões de euros oferecida, em 2011, ao Centro de Memória de Nelson Mandela. A ideia era ajudar na recolha, armazenamento e digitalização de milhares de documentos relativos à vida do ex-presidente sul-africano. O resultado culminou no arquivo que a partir de ontem está disponível online e de forma gratuita.

Uma primeira visita ao site revela uma divisão em sete secções diferentes, um pouco em jeito de ordem cronológica, desde os tempos de jovem até ao fim da vida política. É possível ler, por exemplo, excertos do diário de Mandela enquanto se encontrava preso em Robben Island. Até mesmo algumas cartas que endereçava a Zeni e Zindzi, suas filhas.

Alguns vídeos biográficos estão também disponíveis, assim como inúmeras fotos, entre as quais a foto mais antiga conhecida de Mandela. Este imenso arquivo conta, por exemplo, com frases e declarações de várias personalidades que tiveram oportunidade de contactar com o influente líder. Jimmy Carter, antigo presidente norte-americano, confessa, ao lado de uma foto de ambos: “é um herói pessoal que eu tenho”.

Nelson Mandela foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. Enquanto advogado sempre foi um defensor dos direitos humanos e ficou conhecido como o símbolo da luta contra o Apartheid. Ganhou o Prémio Nobel da Paz e é hoje considerado por muitos como o grande líder africano do século XX. Este site é uma tentativa de levar o homem por detrás da figura a toda a gente.