Depois de, em 2010, ter recebido o 1.º prémio da Mostra Internacional de Teatro de Ourense (MITEU), com “Alan”, o Teatro Universitário do Porto TUP mostra agora, na Galiza,”A Espera“, peça que já esteve em cena no Porto em julho de 2011.

Em palco, Helena Matos, Isabel FreitasHelena Marinho, Raquel Sousa e Tiago Sines vivem a espera, a espera pela morte. A peça surge com o desejo de Inês Gregório, uma das encenadoras, em transformar o livro de contos “Olhos de Cão Azul”, de Gabriel García Márquez, numa peça de teatro. Os contos apresentam de variadas formas a perspetiva desta espera pelo inevitável que é a morte.

Raquel Sousa, 25 anos, atriz e presidente da direção do TUP, confessa ao JPN que este foi um processo longo e moroso, desenvolvido ao longo de oito anos. Depois de todos os atores lerem a obra, a prosa foi sendo transformada em drama através de jogos de improvisação e textos escritos pelo próprio elenco, como uma manta de retalhos.

Após o êxito que teve no Porto com “A Espera”, o TUP foi convidado, mais uma vez, para participar no MITEU. Este é um festival que promove o intercâmbio artístico entre os grupos de teatro galegos e grupos da Península Ibérica. Este ano, para além do TUP, participam também outros grupos de teatro universitário portugueses, o FC ACTO, de Lisboa, o CITAC, de Coimbra e o TEATR’UBI, da Covilhã.

A programação completa do festival pode ser consultada no website do evento.

Notícia atualizada às 18h15 de 23 de abril de 2012