Este artigo quase que podia ser escrito ao ritmo do vídeo em baixo, que mostra como decorreu a edição de 2012 do Startup Pirates, no Porto. Esta espécie de curso intensivo sobre empreendedorismo, orientado por alunos e ex-alunos da Universidade do Porto, quer isso mesmo: acelerar o amadurecimento de aspirantes a empresários ou jovens empresários. No fundo, de empreendedores.

Para um bom pirata que se preze, que não tem medo de embarcar numa aventura ou de enfrentar águas turbulentas, como a conjuntura que o país atravessa, estão abertas as candidaturas para a edição de 2013 do Startup Pirates, no Porto. Até 20 de janeiro, os interessados devem entrar na página de inscrição e, depois, aguardar pela possibilidade de serem um dos 30 selecionados.

O programa, composto por workshops, sessões de esclarecimento e pedagógicas em temas como marketing ou desenvolvimento de produto, vai decorrer de 2 a 9 de fevereiro na UP! Unidade Empresarial de Paranhos. Além das competências que vão adquirir através das várias sessões, os participantes vão ter a oportunidade de desenvolver uma ideia de negócio e apresentá-la a um conjunto de empreendedores que podem vir a investir nela.

Se isso não bastasse, os autores dos melhores projetos desenvolvidos ao longo da semana, vão ter direito a prémios, como, por exemplo, 6 meses de pré-incubação ou 3 meses de incubação no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, entre outros.