O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) comemora, esta segunda-feira, 13 anos de existência. A instituição de pesquisa avançada desenvolve investigação e promove o desenvolvimento tecnológico na área das Ciências Ambientais e Marinha, com uma equipa científica superior a 250 investigadores, de diferentes áreas, divididos em 18 grupos de pesquisa.

Vítor Vasconcelos fala sobre o CIIMAR – áudio:

Entrevistado pelo JPN, o presidente do CIIMAR falou sobre a investigação científica, o que está a ser desenvolvido e a ação do CIIMAR nas escolas.

Em entrevista ao JPN, Vítor Vasconcelos, presidente do CIIMAR, revela que, “inicialmente, o centro de investigação começou com um grupo de biólogos da Universidade do Porto, mas houve necessidade de criar uma interdisciplinaridade“.

O CIIMAR é responsável pela “investigação biotecnológica”, “otimização do cultivo de organismos em aquacultura” e “análises da qualidade da água para autarquias”, o que permite “diversificar as fontes de financiamento” que, segundo Vítor Vasconcelos, é “cada vez mais importante, porque as verbas do Estado são mais diminutas”.

O Centro de Investigação mais perto do mar

O CIIMAR conta com várias espécies: dourada, robalo, rodovalho, crustáceos, caranguejos e até um polvo, que, segundo o presidente, “só não adivinha resultados”. O principal objetivo é “entender o mar”, mas existem outras áreas de interesse.

Pode parecer estranho existir um Centro de Investigação Marítima no centro do Porto, mas Vítor Vasconcelos adianta que, dentro de dois anos, o CIIMAR irá “ocupar uma parte do terminal de cruzeiros”, que já está a ser construído, no Porto de Leixões. Sobre o futuro, o presidente do CIIMAR não tem dúvidas de que o centro terá “barbatanas para nadar”.

Por razões de calendário, o aniversário é festejado esta segunda-feira, 4 de março, com um dia dedicado às escolas e à comunidade em geral.