Para os verdadeiros fãs de The Doors, o nome Rui Pedro Silva já não deve ser uma novidade. O consagrado autor e investigador internacional da banda editou, em 2003, o seu primeiro livro – “Contigo Torno-me Real” -, que ganhou uma menção honrosa em Londres, no London Book Festival, em 2008.

O autor português foi agora convidado pela University of California, Los Angeles (UCLA) e pela Universidade de Berkeley (perto de São Francisco, nos EUA), para apresentar o seu mais recente trabalho, o livro “Caravana Doors”, que resulta do estudo profundo que desenvolveu na UCLA, como investigador residente, desde 2009.

Rui Pedro Silva sobre os The Doors – áudio

O autor falou ainda sobre a paixão pela banda e sobre o trabalho de detetive que teve que desenvolver.

O livro dá a conhecer as raízes dos The Doors, o impacto da banda na cultura nacional – desde os anos 60 até à atualidade – e os destaques sobre a banda na imprensa portuguesa. A obra conta com entrevistas a personalidades ilustres da UCLA (onde Jim Morrison e Ray Manzarek, fundadores da banda, se formaram em cinema), entrevistas a colegas de turma de Jim Morrison, fotografias e materiais inéditos.

Em entrevista ao JPN, Rui Pedro Silva explica como surgiu a ideia de fazer um trabalho de investigação sobre a banda norte-americana, fundada em 1965. O investigador considera “uma honra enorme ter chegado a este nível de trabalho que continua a ser bastante complicado”, e afirma que até os restantes membros dos The Doors “ficaram encantados”.

No entanto, para dar a conhecer, oficialmente, nos Estados Unidos, o resultado desta obra, o autor luso precisa de contributo financeiro para chegar a um valor mínimo de 2300 euros. Estão disponíveis várias recompensas para os que decidirem ajudar o investigador.

Rui Silva afirma estar “focado nesta ida aos Estados Unidos, um trabalho bastante absorvente que envolve uma logística muito grande, bem como a ida do ‘Contigo Torno-me Real’ para o Brasil e outros mercados que o estão a pedir”.

Caso consiga atingir o objetivo financeiro, o autor luso vai dar a conhecer, aos norte-americanos, uma das bandas mais míticas de sempre, em português. O livro “Caravana Doors” conta com mais de 400 páginas com histórias exclusivas dos criadores de “Light My Fire“, “Riders On The Storm” e “Love Her Madly“.