A partir do próximo dia 3 de junho, o melhor de Portugal vai estar em destaque na 2.ª edição do “Meet Portugal in New York“. Para este festival, que pretende promover a identidade nacional e o comércio português, estão agendados 16 eventos. Provas de vinho, missões empresariais, uma palestra dada por Siza Vieira e uma corrida no Central Park são uma amostra daquilo que vai acontecer durante o mês de junho.

Rui Boavista Marques, diretor da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em Nova Iorque, disse à agência Lusa que o festival surgiu quando a AICEP “percebeu como era criativa e dinâmica a comunidade portuguesa na cidade”. Depois de uma primeira edição, em 2012, a segunda edição vai dedicar-se ao empreendedorismo, inovação e tecnologia. A ideia é que a marca Portugal seja valorizada e de uma forma “mais completa do que no ano passado”, afirma Rui Marques.

Percorrer 5 milhas com Portugal

No dia 16 de junho, o Central Park recebe a Maratona do Dia de Portugal. Os dez mil participantes esperados vão percorrer cinco milhas ao som de músicos portugueses e terão a oportunidade de provar produtos nacionais e de ganhar viagens a Portugal.

16 eventos que promovem Portugal

A “Noite de Tecnologia Portuguesa” é uma das novidades que marca o festival, este ano. Empreendedores portugueses vão encontrar-se com empresários e investidores americanos, no dia 10 de junho – dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Depois, nos dias 13 e 14 de junho, Portugal vai participar na Next Expo, uma feira de tecnologia.

A culinária portuguesa vai ser “festejada” num jantar organizado por quatro “chefs” nacionais: David Santos, Rui Correia, Luísa Fernandes e José Meirelles. À mesa vão estar os “sabores portugueses à volta do mundo”. No mesmo dia vai acontecer uma prova de vinhos, entre os quais se destaca o Vinho Verde, que se associa a mais de 40 lojas e restaurantes para promover os seus vinhos durante todo o mês. Os queijos açorianos da Lactaçores vão estar em campanha de promoção nos supermercados de Nova Jérsia, Nova Iorque e Connecticut.

No Museu de Arte Moderna (MoMA) vai decorrer uma palestra que homenageia as artes e a cultura. O papel de orador está entregue ao arquiteto portuense Siza Vieira. Também no âmbito cultural, a Sinagoga Portuguesa e Espanhola de Nova Iorque vai abrir portas para receber uma visita que pretende aprofundar o tema da herança cultural e histórica judia em Portugal e na América do Norte.

O festival encerra a 28 de junho, com um evento organizado pela sociedade de estudantes universitários pós-graduados e de origem portuguesa.