Nem no verão a Universidade do Porto (UP) para. Por esta altura, há um movimento inverso. Os alunos da UP saem, para um merecido período de férias, e os aspirantes a estudantes da UP entram, para um mês de atividades na Universidade Júnior (UJr), uma forma de tentarem perceber que área, em específico, pretendem seguir, numa futura carreira profissional.

Ao todo, são cerca da cinco mil jovens entre os 11 e os 17 anos que, ao longo do mês de julho, invadem as Faculdades da UP, nos laboratórios, salas de aulas, pavilhões e outras instalações, para experimentarem, testarem, provarem, de tudo aquilo que a maior universidade do país tem para oferecer.

Deporto, medicina, línguas e muito mais, de falta de oferta é que os “juniores” não se podem queixar. Dividida, sobretudo, em quatro categorias – “Experimenta no verão”, “Oficinas de verão”, “Oficinas Temáticas” e “Verão em Projeto” -, são várias as “profissões” que a Universidade Júnior proporciona aos jovens.

“Queres ser jornalista por uma semana?”

No curso de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da UP (FLUP), por exemplo, arrancou, esta segunda-feira, uma atividade em forma de pergunta: “Queres ser jornalista por uma semana?”. Para já, oito jovens responderam “sim”. Ao longo do mês, mais 24 vão fazer o mesmo.

Rita Rosa (ver imagem principal) é uma delas. A estudante fez uma viagem de “seis horas” só para participar na UJr. No total, 450 quilómetros. Antes de se tentar adivinhar de onde Rita vem, basta ouvir a explicação (e o sotaque) da jovem sobre o que a trouxe ao Porto, para perceber: vem de Beja. No que ao jornalismo diz respeito acha que “vai ser engraçado entrevistar as pessoas e ver os vários jornais”, mas ainda não sabe se quer mesmo seguir esta área.

Algo que não acontece com Sofia Brito, não fosse esta a segunda a vez a frequentar a atividade da UJr em questão. Quando questionada sobre o que motivou este fascínio pelo jornalismo, a resposta é pronta.

Mais longe de Rita e de Sofia está Francisca Serra, que só participa na atividade de jornalismo “por curiosidade”, visto que está “mais virada para o Direito”. No entanto, convém lembrar que este foi só o primeiro dia de uma semana cheia de entrevistas, filmagens e afins. Quem sabe se, no fim, o “bichinho” da UJr não “morde” estes e todos os outros juniores que, durante um mês, vão estar na UP?