O circuito festivaleiro não está completo sem que se cumpra a passagem pelo Noites Ritual da cidade do Porto. Este ano, acontecem nos dias 30 e 31 de agosto, na morada de sempre: os jardins do Palácio de Cristal.

A receita também não muda e parece ter sucesso: trazer até ao Norte o que de melhor se tem feito nos últimos tempos, a nível de música nacional. Batida, que atua na sexta-feira, 30 de agosto, é exemplo disso. O projeto multidisciplinar da autoria de Pedro Coquenão começou por ser um programa de rádio que se transformou num disco e agora num espetáculo ao vivo, com influências da música angolana dos anos 60 e 70 com a música urbana atual.

Também de Lisboa, chegam os Cais Sodré Funk Conection, que atuam antes. Aqui não há que enganar: o que se espera do concerto dos lisboetas é funk e soul como mandam as regras da mítica “Motown”. Deste projeto fazem parte elementos dos Cool Hipnoise, Orelha Negra e Cacique 97 – um selo de qualidade garantido.

No palco ritual estarão dois projetos emergentes da música nacional: Pinto & The Dishbrekers, um “cancioneiro que aposta na boa disposição da sua música”, e Serushiô uma dupla portuense que edita este ano o segundo disco de originais assentes no rock, blues e folk.

No segundo dia, os alentejanos Virgem Suta tomam conta do palco nortenho

Já no segundo dia do festival, sábado dia 31 de agosto, estarão em palco Rodrigo Leão e Gabriel Gomes, Os Poetas, que cobrem de melodias as palavras de Mário Cesariny, Herberto Helder, Luísa Neto Jorge ou Adília Lopes. Espera-se um espetáculo “intenso e mágico de cruzamento de paisagens poéticas compostas por palavras e paisagens musicais feitas de sons”.

Mas esse será o dia dos alentejanos Virgem Suta, que criaram burburinho desde o primeiro disco. São histórias de amor embrulhados em música de raízes tradicionais, onde se encontrarão, porventura, tachos e panelas a servir de percussão.

No palco ritual estarão os Heart Invaders, projeto do portuense Pedro Adriano Carlos – que ao vivo é acompanhado por músicos e amigos – assim como Little Friend, um projeto criado por John Almeida, músico e escritor nascido em Londres.

Organizado pela Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer, o festival já se realiza na cidade do Porto desde 1992. Os bilhetes para uma noite custam cinco euros o passe para as duas noites fica-se pelos oito euros. Crianças até aos 10 anos, quando acompanhadas por adultos, não pagam.

A partir desta quinta-feira, espera-se que o Ritual se cumpra mais uma vez.