O “Roteiro do Empreendedorismo Jovem” já está traçado e, esta terça-feira, chega à Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Sendo uma iniciativa criada para ajudar os jovens portugueses entre os 18 e os 30 anos, que são estudantes universitários, recém-licenciados, desempregados e candidatos a primeiro emprego interessados em desenvolver o seu potencial empreendedor, está organizada para cobrir quase todo o país, em várias instituições de Ensino Superior. Como não poderia deixar de ser, a Universidade do Porto (UP) é uma das contempladas.

Assim, a partir das 9h30, a FLUP dá as boas-vindas ao evento, que contará, até às 17h, com várias intervenções preparadas para desenvolver as capacidades empreendedoras dos participantes, através, por exemplo, da “apresentação de oportunidades, recursos e fontes de financiamento para projetos a ser realizados no âmbito do Programa Juventude em Ação/ ERASMUS +”, é referido, em comunicado.

O “Roteiro do Empreendedorismo Jovem“, que é promovido pela Fundação da Juventude, com o apoio e parceria da Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação, traz ainda, à FLUP, responsáveis desses organismos, que transmitirão aos interessados noções sobre como empreender.

“Valores que enformam uma Cultura Empreendedora”, “Definição do perfil do empreendedor” e “Estratégias para o desenvolvimento de ideias inovadoras” são exemplos de algumas dessas noções que vão ser discutidas, neste caso lançadas por Jacinto Jardim, especialista em Educação para o Empreendedorismo. A participação no “Roteiro do Empreendedorismo” é gratuita, mas exige inscrição. A participação dá acesso ao certificado “Youthpass”, que reconhece competências de aprendizagem não formal.