A Semana da Saúde e Desporto já atingiu a sétima edição, mas promete colocar ainda muitos participantes a correr. Nos próximos dias, o Porto vai receber um conjunto de iniciativas que visam promover a saúde e a atividade física pela cidade, unindo universitários e população em torno da mesma pista. Este ano, a Federação Académica do Porto (FAP) escolheu a estação da Trindade para realizar as principais atividades e, durante esta semana, espera que as pessoas não corram apenas para o metro.

Desta vez, a iniciativa conta com a participação de vários voluntários das faculdades da área da saúde e, ao longo destes dias, não vai ser preciso a população ir ao médico, porque eles abordam-nos na rua. Joana Magalhães, membro da FAP e responsável pela organização da semana, afirma que o principal objetivo é “dar um bocadinho dos estudantes e daquilo que eles sabem fazer à própria cidade, colocando-os também ao serviço da própria comunidade do Porto”.

CDUP e Vivafit oferecem aulas

Durante esta semana, o Centro Desportivo da Universidade do Porto vai dar a oportunidade a todos os estudantes da Academia de frequentar gratuitamente as suas aulas. A Vivafit vai dinamizar, de segunda a quinta, na estação de metro da Trindade, uma aula de Sh’Bam, das 17h às 18h.

Aulas de Zumba, Bokwa e Sh’Bam na Estação da Trindade

Para além da colaboração do Hospital Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE), da Faculdade de Medicina (FMUP), da Faculdade de Farmácia (FFUP) e da Escola Superior de Tecnologia e Saúde do Porto (ESTSP), esta iniciativa conta também com o apoio da associação Abraço, que vai realizar, durante os próximos dias, testes de HIV-Sida e da Liga Portuguesa contra o Cancro, responsável pelos rastreios de cancro de pele.

No primeiro dia, os médicos ainda nem estavam a fazer consultas e as pessoas já formavam uma fila de espera para fazer rastreios. Na opinião de Joana Magalhães, esta adesão não se deve ao facto de ser uma iniciativa gratuita, mas porque há “preocupação da população em perceber se estão bem de saúde e aproveitam todas as oportunidades que têm para fazer um rastreio”. Depois dos testes médicos, as aulas de Zumba, Bokwa e Sh’Bam organizadas pretendem levantar muita gente da cadeira e promover uma semana mais saudável e dinâmica na cidade do Porto.