O negócio dos perfumes de marca branca já conta com dois anos em Espanha. Em Portugal esta tendência é recente, mas já conquistou o seu lugar. Só num passeio pela rua de Cedofeita encontramos duas lojas que se dedicam de forma exclusiva a este tipo de produtos.

Susana Teixeira tem 29 anos e trabalha na loja Ekyval. A responsável pela loja na rua de Cedofeita explica que a diferença entre estes perfumes e os de marca passa pela imagem: “Não pagamos a gestão da marca, não pagamos a publicidade, não temos aquele frasco bonitinho e por isso conseguimos ter preços mais acessíveis”, afirma.

A Equivalenza é outra das lojas especializadas em perfumes de marca branca. Sara Sampaio, de 33 anos, é gerente de uma das lojas da empresa. Tal como Susana, Sara explica que a diferença de preço entre originais e perfumes de marca branca passa pela ausência de marketing para os perfumes.

Só a Equivalenza já tem 113 lojas em Portugal. O negócio tem tido cada vez mais fãs e Sara explica que “os perfumes para além de terem qualidade, são perfumes que estão registados na Infarmed”. “E isso faz toda a diferença”, garante.

O sucesso deste negócio está, como Sónia Cerveira explica, na “fórmula que combina a ecologia e a economia”. A responsável pela secção de vendas da Equivalenza em Portugal afirma que “há uma grande procura de produtos de qualidade a preços low cost”.

Susana Teixeira concorda: “As pessoas, neste momento com a crise e preços low cost, começam a procurar imenso o perfume. Porque, aliás, se vamos na rua não estamos com o frasco a dizer se é o original”.

Cheirar bem sem ficar com a carteira vazia

Os preços dos perfumes originais contrastam com os de marca branca. Um frasco de 50 ml pode custar entre 10 e 12 euros, o que corresponde, muitas vezes, a menos de um terço do preço do perfume original.

E os portugueses já começaram a aderir a esta tendência. Soraia Carvalho tem 20 anos e é uma das pessoas que decidiu poupar na hora de comprar um perfume. Conheceu estas lojas pelos flyers que circulavam no bar da faculdade há cerca de um ano. No entanto, Soraia só começou a comprar perfumes de marca branca quando uma amiga os recomendou.

Sabia que…

Os cheiros tem patentes? Muitos dos perfumes de marca tem a fórmula química do seu cheiro patenteada. Os laboratórios que produzem perfumes de marca branca tentam alcançar o mesmo cheiro mas com ingredientes diferentes.

Um ano depois confessa que já se rendeu aos perfumes de marca branca. Para Soraia, existe um “elevado nível de semelhança, quer em termos de fragrância quer em termos de durabilidade”. Os preços “consideravelmente mais baixos comparativamente aos dos originais” são a principal razão do sucesso deste tipo de perfumes.

Cátia Bessa, com 20 anos, já é cliente há mais tempo de lojas de perfumes de marca branca. Há cerca de cinco anos foi quando a estudante conheceu este tipo de perfumaria low cost através de “amigas, revendedoras de produtos de beleza e supermercados”. Apesar de ser cliente de longa data, Cátia não acha que os perfumes de marca branca sejam iguais aos originais: “Noto que não é aquela fragrância do perfume inicial, o cheiro na roupa não dura tanto, por exemplo”.

Com mais ou menos adeptos, o que é certo é que as lojas dedicadas aos perfumes de marca branca tem ganho cada vez mais espaço em Portugal. A crise continua a ser a principal razão pontada para o sucesso dos produtos low cost. Com a chegada destas lojas cheirar bem já não tem de ser caro.