Na edição de 2015 do U-Multirank, a Universidade do Porto (UP) arrecadou quatro notas A, o equivalente a “muito bom”, nas áreas de número de publicações publicadas e as publicações publicadas no âmbito de parcerias internacionais e regionais. O desempenho da UP destacou-se também com a atribuição de duas notas B, que corresponde a “bom”, no tópico da investigação.

Nos critérios de Transferência de Conhecimento, Envolvimento Regional e Orientação para a Internacionalização, a UP atingiu diversas notas máximas. No que diz respeito ao Ensino/Aprendizagem a instituição pontuou, sobretudo, em indicadores de qualidade dos cursos e do corpo docente e infraestruturas laboratoriais, relacionados com os cursos de Medicina, Física e Estudos Económicos.

Um total de vinte A’s é o número de notas máximas conseguidas pela Universidade do Porto no ranking da U-Multirank, financiado pela União Europeia. A UP volta, assim, a estar entre as melhores universidades do mundo, acompanhada por oito instituições portuguesas: Algarve, Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Évora, Lisboa, Minho e Nova Lisboa. Algumas instituições de ensino superior privado e politécnico integram,também, esta lista.