O alerta de uma vaga de frio, a partir da noite desta terça-feira, foi dado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso de baixas temperaturas prolonga-se até sábado e tem motivado algumas ações de ajuda aos sem-abrigo. No Porto, a Câmara Municipal vai abrir as portas do antigo Hospital Joaquim Urbano, a Metro do Porto terá a estação do Bolhão aberta toda noite e a Santa Casa da Misericórdia disponibiliza também alguns locais.

As instalações do antigo hospital estarão abertas a partir desta terça-feira e até domingo. Lá dentro, segundo nota divulgada pela autarquia, haverão “camas individuais, acesso à casa de banho, kit de higiene e pequeno-almoço”. Quem não conseguir dirigir-se até à Rua de Câmara Pestana, o local do Hospital Joaquim Urbano, terá transporte até lá. As pessoas que não pretenderem passar a noite nas instalações, serão ajudadas com cobertores e bebidas quentes para combater o frio.

A autarquia relembra na página oficial que a antiga unidade de saúde servirá no futuro para apoiar, de forma mais definitiva, os sem-abrigo da cidade. Tal como foi divulgado numa reunião de câmara no ano passado.

Quanto à Metro do Porto, Jorge Morgado, assessor da empresa de transportes, afirma ao JPN que a colaboração feita com a autarquia, permitirá abrir a estação do Bolhão durante 24 horas, até segunda-feira. “A Proteção Civil em conjunto com algumas associações irá acompanhar as pessoas”, diz.

A Misericórdia do Porto, por sua vez, vai facilitar o alojamento a alguns dos seus espaços. A Casa da Rua, o Centro de Alojamento Social e o Centro Hospitalar Conde de Ferreira vão estar também de portas abertas, aos que não têm como se proteger do frio.

A vaga de frio polar já provocou a morte de dezenas de pessoas na Europa, este ano. Em Portugal, as temperaturas máximas poderão descer entre oito a dez graus nos próximos dias.