A praça do metro da Trindade vai acolher, esta quinta-feira, uma sessão de rastreios gratuitos. Das 10h30 às 19h00, qualquer pessoa pode medir a tensão arterial e glicémia. O mote é o Dia Mundial do Rim que este ano coincide com o Dia da Mulher. Por isso, o tema desta edição é “A mulher e a doença renal – incluir, valorizar, capacitar”.

Segundo a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, entidade que promove a iniciativa, a doença renal crónica afeta cerca de 195 milhões de mulheres em todo o mundo. Deste número, cerca de 600 mil não resistem à doença, sendo a oitava principal causa de morte no sexo feminino a nível mundial.

  • 195 milhões de mulheres afetadas
  • 600 mil mulheres mortas
  • 8ª principal causa de morte no sexo feminino

Na 13ª edição do Dia Mundial do Rim, o objetivo é “refletir” e promover “o acesso equitativo à educação para a saúde, aos cuidados de saúde e à prevenção da doença renal para todas as mulheres e meninas do mundo”, lê-se no site da associação.

Esta quinta-feira a estação de metro da Trindade acolhe a 13ª edição do Dia Mundial do Rim.

Esta quinta-feira a estação de metro da Trindade acolhe a 13ª edição do Dia Mundial do Rim. Foto: Associação Portuguesa de Insuficiência Renal

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro