“O sonho transcende tudo”, garante o Diogo Machado, mais conhecido por Add Fuel. Nascido e criado em Cascais, o artista viajou até ao Porto para pintar um mural de apoio à seleção portuguesa que convida os portuenses (e os portugueses) a sonhar.

Foram quatro dias de trabalho “intensos” a convite da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), num projeto que pretende fundir o futebol e a arte urbana portuguesa. Com o mote “Conquista o sonho” a iniciativa convidou oito artistas nacionais para pintarem murais de apoio à seleção em Aveiro, Covilhã, Portimão, Beja, Paredes de Coura, Lisboa, Porto e no bairro da Jamaika, no Seixal.

O mural da cidade do Porto fica na zona da Corujeira e junta um elemento muito português, o azulejo, com a palavra que resume uma mensagem que vai para além do futebol: sonha.

“Eu achei que faria todo o sentido comunicar diretamente com quem vê, com quem passa pelo mural e incentivar alguém a sonhar. Acho que a minha missão está cumprida quando alguém que passe por aquele mural e veja a palavra “sonha” comece a pensar um pouco na sua vida, e a reavaliar se está ou não a seguir os seus sonhos”, revela o artista urbano.

Para além dos elementos mais evidentes, o mural conta também com pequenos apontamentos tipográficos onde se podem ler as palavras “Porto” e “Portugal”. Os mais atentos conseguem ainda perceber que “os próprios elementos que compõem os padrões da simulação de azulejo têm uma representação da bola do Mundial.”

Vídeo realizado por Vasco Mendes

As cores azul e branco já fazem parte do trabalho de Diogo Machado há muitos anos, mas o artista confessa que a coincidência de pintar o mural da cidade do Porto foi uma surpresa agradável: “É a primeira peça mural que eu tenho no Porto e, sendo que o meu trabalho coincide bastante com o azul e branco, acho que fazia bastante sentido e deve ter deixado muita gente bastante contente pela cromática também”.

A Mistaker Maker é a plataforma de intervenção artística responsável pelas iniciativas. Os artistas convidados para as restantes obras foram AkaCorleone (Covilhã), Samina (Portimão), Frederico Draw (Beja), The Empty Bell (Aveiro), Mariana a miserável (Paredes de Coura), Halfstudio (Lisboa) e Tamara Alves (Jamaika).