Fruto de uma conquista inédita, Bobby Charlton e companhia aterraram no México’70 carregados de ilusão. Alf Ramsey conservou as bases de 1966 e decidiu ambientar a preparação na Colômbia. Era o princípio de um filme digno de Hollywood. Numa ida às compras Bobby Moore foi acusado de roubar uma pulseira. Nunca houve provas concretas, mas o capitão da seleção inglesa ficaria detido a cinco dias da estreia no Mundial.

Alguns diplomatas britânicos exigiram que o jogador fosse libertado o mais rápido possível. Moore lá chegou a tempo de participar em vitórias tangenciais sobre Roménia e Checoslováquia, mas a derrota frente ao Brasil cruzou os britânicos com a Alemanha Ocidental. Quatro anos depois repetia-se o duelo entre Franz Beckenbauer e Bobby Charlton.

A Inglaterra esteve a vencer por 2-0, mas Alf Ramsey decidiu substituir o médio pela primeira vez em jogos internacionais. A opção técnica arruinou o meio-campo britânico e despertou a cambalhota germânica no prolongamento. No avião de regresso, Charlton disse ao selecionador para não contar mais com ele. Terminou com 49 golos em 106 jogos. Números que colocaram um médio como máximo artilheiro da seleção inglesa durante 45 anos.

“Almanaque Mundial” é um rubrica diária do JPN que mergulha em curiosidades da principal competição futebolística de seleções.