Todos os anos a romaria repete-se e pode ganhar contornos de pesadelo. Milhares de estudantes do Ensino Superior têm de se deslocar a uma Loja Andante entregar documentos e renovar o perfil tendo em vista a obtenção do desconto de estudante por mais um ano. A boa notícia é que essa romaria, que podia consumir horas de espera, estará prestes a desaparecer, primeiro para os estudantes da Universidade do Porto (UP) e, mais à frente, para os estudantes de outras instituições.

Num comunicado enviado esta sexta-feira às redações, o TIP-Transportes Intermodais do Porto e a UP informam que “já neste início de ano letivo” os estudantes da UP vão poder “renovar o seu perfil Andante de forma digital”.

“Todos os documentos que, até aqui, tinham que ser entregues presencialmente, passam agora a ser validados por via digital”, referem indicando que o formalismo passa a demorar “poucos minutos”.

Para o fazer, os interessados devem ir a estudante.tip.pt onde, “após autenticação na página da sua faculdade e registo do número do seu cartão Andante ou da App Anda, fica com o seu perfil de estudante renovado. Depois, o estudante deve dirigir-se às máquinas de leitura já instaladas em todas as faculdades da U.Porto, inserir o cartão e assim terminar o processo de renovação. Para os alunos utilizadores da aplicação móvel Anda, o processo de renovação é análogo, não exigindo porém a deslocação às referidas máquinas colocadas nas faculdades”, esclarece a mesma nota.

Podem usufruir deste novo método qualquer um dos 32 mil estudantes inscritos na UP bem como os cerca de 5 mil que esta ano entraram na instituição.

Os estudantes que não disponham ainda deste perfil, têm de o obter presencialmente, podendo para o efeito deslocar-se a uma das lojas Andante ou aos postos instalados nas faculdades de Engenharia, Ciências e Letras.

Ainda de acordo com a nota de imprensa, estão de momento a decorrer negociações para que a funcionalidade seja alargada “às restantes instituições de Ensino Superior do Porto”, mas para produzir efeito apenas no próximo ano.