Terminou este domingo, com a habitual exibição dos filmes premiados, a 39ª edição do Fantasporto. Ao todo, foram duas semanas com mais de vinte filmes em apresentação, desde os mais novos aos clássicos.

Entre os premiados pela organização, destaca-se o vencedor do Grande Prémio de Cinema Fantástico atribuído a “Last Sunrise”, do realizador chinês Wen Ren. Neste filme, o astrónomo Sun Yang e a sua jovem assistente Chen Mu descobrem um mundo gelado onde projetam o futuro da humanidade depois do sol desaparecer. A película foi um dos primeiros projetos cinematográficos de ficção científica a ser produzido na China.

Julian Richards recebeu o prémio de Melhor Realizador, pelo seu trabalho na dupla de filmes “Reborn” e “Daddy’s Girl”. Nunca um realizador teve dois filmes a concurso na mesma edição do Fantasporto.

O Grande Prémio da 29ª Semana dos Realizadores foi entregue a “Werewolf”, do polaco Adrian Panek. A obra fala sobre um grupo de crianças libertadas de um campo de concentração nazi, no fim da segunda Guerra Mundial.

“The Head Hunter” venceu o prémio Cinema Português do Fantasporto. O projeto foi gravado na zona de Bragança e realizado por Jordan Downey.

A secção Orient Express atribuiu o Grande Prémio a “The Witch: Part 1 – The Subversion”. O filme trata de uma estudante com amnésia que procura a sua identidade. O realizador é o sul coreano Hoon-Jong Park.

O Prémio do Público foi para o documentário “The Panama Papers” que relata o escândalo financeiro mundial de evasão de impostos. Já o filme “Painting Life” viu-lhe ser atribuído o Prémio da Crítica.

“A cinefilia desapareceu”

Em conferência de imprensa, os organizadores do Fantasporto fizeram um balanço positivo desta edição. Beatriz Pacheco Pereira considerou que o festival correu bem e que “não teve percalços”. Já Mário Dorminsky reforçou a “repercussão online internacional” do evento. “Vamos ter uma divulgação fortíssima na China”, revelou o organizador, referindo também como exemplo países como a Índia.

“A cinefilia desapareceu”. O queixume forte de Dorminsky justifica-se com a perda constante, de ano para ano, de espetadores nas salas de cinema para as plataformas digitais, ainda que “os públicos vejam muito mais audiovisual que no passado”. O organizador não tem dúvidas de que este é um dos maiores desafios do Fantasporto, nos dias de hoje.

Numa reflexão sobre a presença do Fantasporto na Invicta, Mário Dorminsky lamenta o não aproveitamento do festival para “a promoção da cidade”, realçando que o evento ainda é o “o festival nacional com mais espetadores e o com mais impacto a nível internacional”.

40 anos do Fantas

Para 2020, está confirmada a 40ª edição do certame internacional: “Será uma retrospetiva, a celebrar os 40 anos do festival”. Para comemorar a data, a organização está a preparar um livro, conforme o JPN noticiou, que vai reunir tudo aquilo que o festival fez “antes de toda a gente em todo o mundo” ter feito, descreveu Beatriz Pacheco Pereira.

Pelo festival já passaram nomes como James Cameron, David Lynch, Guillermo Del Toro”. A organização não esconde que gostaria de poder contar novamente com a presença de alguns destes renomeados, embora considerem ser uma missão “impossível”. Mesmo assim, garantem que “dentro do possível será uma celebração bonita” do historial do festival.

O objetivo do Fantasporto, segundo Mário Dorminsky, foi ainda assim alcançado e continuará a ser cumprido nas próximas edições. “É um encontro entre amigos para falar de Cinema”, resumiu. A edição de 2020 vai decorrer de 25 de fevereiro a 8 de março, no Teatro Rivoli.

Confira a lista completa de vencedores de 2019:

Grande Prémio Melhor Filme
Last Sunrise, de Wen Ren (China)
Prémio Especial do Júri
In Fabric, de Peter Strickland (Reino Unido)
Menção Especial do Júri
The Fare, de D.C.Hamilton (EUA)
Melhor Realização
Julian Richards, por Reborn e Daddy’s Girl (Reino Unido)
Melhor Ator
Christopher Rygh, em The Head Hunter (EUA/Portugal)
Melhor Atriz