A comitiva portuguesa às próximas Universíadas de Verão vai levar oito nadadores às piscinas de Nápoles.
Entre eles, vão estar dois estudantes-atletas da Universidade do Porto: Ana Pinho Rodrigues, nadadora da Sanjoanense com vários recordes nacionais absolutos no currículo, e Alexandre Amorim, campeão nacional universitário este ano, em piscina curta, nos 50 e 100 metros bruços e na estafeta de 4 por 50 metros livres, que representa, ao nível de clubes, o FC Porto.
A convocatória, divulgada esta quarta-feira pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), inclui ainda:
- Francisco Santos (U.Lisboa/Sporting CP)
- Guilherme Dias (ISCTE-IUL/SL Benfica)
- José Lopes (U.Minho/SC Braga)
- Raquel Pereira (Nova de Lisboa/Algés e Dafundo)
- Rita Frischknecht (U.Lisboa/Algés e Dafundo)
- Francisco Quintas (U.Lisboa/Os Belenenses)
Os atletas vão ser orientados por Luís Cameira e Miguel Frischknecht.
Portugal tem duas medalhas conquistadas na natação em Universíadas de Verão, ambas pelo mesmo atleta, um histórico da natação nacional: Alexandre Yokochi foi prata em Kobe, no Japão, em 1985 e ouro, dois anos depois, em Zagreb na Croácia, sempre nos 200 metros bruços.
A marchadora olímpica Susana Feitor (também ela medalhada numas Universíadas, em 2001) vai ser, à semelhança do que aconteceu há dois anos, em Taipé, a chefe de missão.
Do território oriental, em 2017, a comitiva portuguesa trouxe cinco medalhas: duas de ouro (por Francisco Belo no lançamento do peso e Diogo Ferreira no salto com vara), uma de prata (por Rui Bragança no taekwondo) e duas de bronze (Marta Onofre no salto com vara e Nuno Borges no ténis).
A Universíada de Nápoles, 30ª da história, vai decorrer entre 3 e 14 de julho, em Itália. Este evento multidesportivo – o segundo maior em dimensão a seguir aos Jogos Olímpicos de Verão – vai juntar 8 mil estudantes-atletas de todo o mundo, para participarem em duas centenas de provas de 18 modalidades.
Portugal vai ter representação em dez dessas modalidades: além da natação, no atletismo, basquetebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judo, taekwondo, voleibol, esgrima e ténis. A FADU vai divulgar, nos próximos dias, os convocados de cada uma destas modalidades.