O Conselho de Veteranos da Academia do Porto – Magnum Consilium Veteranorum – vai suspender, a partir desta segunda-feira (09), todas as atividades de praxe devido ao surto de COVID-19. Ao JPN, o responsável máximo da praxe da academia – dux veteranorum -, Américo Martins, assegurou que “toda a praxe será suspensa, sem exceções“.

O período de tempo que a suspensão de praxe vai durar é ainda indeterminado. “Temos que aguardar novas informações”, informa ao JPN Américo Martins.

No que diz respeito à realização da Queima das Fitas – comemoração que assinala o final do ano letivo e praxístico -, o dux veteranorum diz ainda não se saber o que poderá acontecer tendo em conta que ainda faltam cerca de dois meses. Nesse sentido, a evolução da Covid-19 será decisiva.

Segundo Américo Martins, a praxe da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) foi a primeira a avançar com a proposta de suspensão, à qual se seguiu, por exemplo, a do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Até agora, já foram suspensas as atividades letivas na FMUP, ICBAS/ Faculdade de Fármacia da Universidade do Porto (FFUP), Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), Cooperativa De Ensino Superior Politécnico Universitário (CESPU), Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto (ESTG).

Artigo editado por Filipa Silva.