O jornal “Público” foi, na sexta-feira, distinguido, pelo terceiro ano consecutivo, com o prémio de Excelência Geral em Ciberjornalismo, tanto na votação do júri como do público, no âmbito da 13ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo, promovidos anualmente pelo Observatório do Ciberjornalismo da Universidade do Porto.

Numa cerimónia que decorreu online, dado o contexto pandémico, o jornal diário foi ainda anunciado como vencedor das categorias Narrativa Sonora Digital, com o podcast “Memórias de Lisboa” (prémio do júri), Última Hora, sobre a “Declaração do Estado de Emergência” (prémio do público) e de Infografia Digital, com o trabalho “A pegada da nossa roupa” (prémio do público).

Também com cinco prémios, saiu o jornal “Expresso” vencedor nas categorias: Reportagem Multimédia, com o trabalho “O muro caiu e eles nasceram. Três histórias de Berlim” (prémio do júri); Narrativa Vídeo Digital, com o trabalho “Como é a vida nas escolas que nunca fecharam para acolher os filhos de quem combate a Covid-19” (prémios do júri e do público) e de Infografia Digital, com “A volta ao mundo em 200 mensagens” (prémio do júri).

O júri premiou ainda a Rádio Renascença pela cobertura da “Noite Eleitoral” das Legislativas de 2019 na categoria Última Hora. A rádio TSF venceu pela primeira vez um prémio nestes galardões com “Terra prometida”, a Narrativa Sonora Digital escolhida pelo público.

Outro estreante na lista de premiados foi o projeto REC-Repórteres em Construção, que junta jornalistas, professores e estudantes de Comunicação Social de todo o país. O programa número 18, dedicado ao tema “Silêncio – Parte 1”, que contou com a reportagem de estudantes da Universidade do Porto – João Couraceiro, Mara Tribuna e Isabella Rabassi -, foi o vencedor deste ano, tanto do júri quanto do público, na categoria Ciberjornalismo Académico.

No Ciberjornalismo de Proximidade foi a Altominho.tv a sair com dois prémios: o do júri pelo trabalho “Escola de Arcos de Valdevez educa cães para ajudar quem precisa”; e o do público por “Aos 88 anos, Manuel Barbosa é um dos poucos moleiros do Alto Minho”.

A lista completa, com ligações para os respetivos trabalhos, é a seguinte:

Excelência Geral em Ciberjornalismo
Público (júri e público)

Última Hora
“Noite Eleitoral”Rádio Renascença (júri)
“Declaração do Estado de Emergência”Público (público)

Reportagem Multimédia
“O muro caiu e eles nasceram. Três histórias de Berlim”Expresso (júri)
“Eles dão a vida pelos outros. Mas o que fazemos nós pelos cuidadores informais?”Expresso (público)

Narrativa Vídeo Digital
“Como é a vida nas escolas que nunca fecharam para acolher os filhos de quem combate a Covid-19”Expresso (júri e público)

Narrativa Sonora Digital