O Teatro Municipal do Porto (TMP) assinala o 89º aniversário do Teatro Rivoli com um programa de cinco dias, que arranca hoje (20) e se estende até domingo (24). Devido às restrições em vigor durante o atual estado de emergência, as atividades comemorativas realizam-se online.

O primeiro destaque vai para o lançamento da versão digital da publicação “Cadernos do Rivoli”, descrita como “um importante documento para a história das artes performativas”. O sétimo volume da coleção tem a edição nas mão de Tiago Bartolomeu Costa e reúne 20 autores num total de 200 páginas sobre a temporada teatral anterior (2019/20).

No que toca a espetáculos, vai ser exibido “IO – Paisagens, Máquinas e Animais”, da coreógrafa Né Barros. Haverá ainda uma apresentação de excertos do teatro “Noite de Primavera”, do dramaturgo e encenador Luís Mestre.

A programação do Rivoli também inclui música. Vão ser disponibilizados dois concertos do ciclo “Understage” do TMP: O coletivo vocal COBRA’CORAL e a dupla de percussões tradicionais e eletrónicas Adufes & Pandeiros.

Espaço ainda para o projeto literário “A Poesia está a passar por aqui”, com seis declamações de poemas de Sophia de Mello Breyner, Mário Cesariny, Adília Lopes e não só. O programa conta ainda com onze performances da artista Solveig Phyllis Rocher, a partir de 11 meses da programação de 2020 do TMP, entituladas “The Residual Pieces”.

Os amantes de cinema podem contar com a reposição online do filme “Ø ilha” – o resultado de um trabalho conjunto entre a realizadora Cláudia Varejão e a coreógrafa Joana Castro.

O confinamento impõe que as salas encerrem, mas a Cultura encontra agora palco no mundo digital. Toda a programação comemorativa do 89º aniversário do Rivoli pode ser visionada gratuitamente, a partir desta quarta-feira, no site oficial do TMP.

Artigo editado por Filipa Silva