O Hospital de São João registou apenas sete casos positivos durante o mês de fevereiro. Todos os casos são de profissionais que ainda não foram vacinados.

Os números compilados por Pedro Norton, diretor do Serviço de Saúde Ocupacional do Centro Hospitalar Universitário de São João, desde o início da pandemia, e noticiados esta manhã pelo “Expresso”, mostram uma redução “avassaladora” de infeções dentro da comunidade após a vacinação que, iniciada a 28 de dezembro, ficou praticamente terminada em janeiro, com as duas doses administradas. Cerca de quatro mil profissionais receberam a vacina.

Os 240 casos registados em novembro reduziram para 150, em dezembro, e para um pouco menos que isso durante o mês de janeiro. Já em fevereiro, foram apenas sete os casos registados até esta quarta-feira (24) – uma descida acentuada e, naturalmente, influenciada pela redução do número de infeções em Portugal.

Contudo, existem dados que comprovam que a vacina criou imunidade: se a terceira vaga da doença – em janeiro, altura em que os profissionais já tinham recebido a primeira inoculação – foi a que mais afetou o país, o número de casos positivos no São João foi menor do que na segunda vaga.

Estes dados juntam-se aos resultados positivos do Reino Unido e de Israel, que já demonstraram a eficácia da vacina contra a Covid-19 em contexto real, tanto na prevenção de infeções como na de hospitalizações e mortes.

Artigo ediatdo por Filipa Silva