Isaac Dunbar é um cantor, compositor e produtor norte-americano de 17 anos. Demonstrou desde cedo os seus dotes musicais quando começou a produzir música com apenas nove anos. Iniciou a carreira em 2018 e, no ano seguinte, lançou o primeiro EP, “balloons don’t float here”. Da assinatura de um contrato com a editora RCA Records ao lançamento do segundo EP, “isaac’s insects”, em 2020, foi um passo e agora, o artista começa 2021 em grande com o lançamento do seu muito aguardado evil twin”.

O mais recente projeto começa com “pink party” (lançada em janeiro deste ano), faixa com uma forte introdução pautada por vocais robóticos e agressivos e por instrumentais mais experimentais. É uma música extremamente original, mas um pouco “por todo o lado”, o que a torna um bocado sobrecarregada e confusa, especialmente na sua primeira escuta.

De seguida, surge “fan behavior”, uma adição de última hora à lista de faixas. E não desaponta. O artista demonstra um lado mais lúdico enquanto canta sobre os seus fãs e a sua carreira. A música é puro pop com um refrão enérgico e um ritmo hipnotizante, o que a torna uma das músicas mais cativantes do EP. No mesmo dia do lançamento do projeto, Isaac estreou igualmente o videoclipe da faixa-surpresa.

Segue-se “rendezvous”, que, à semelhança da primeira música, apresenta instrumentais mais agressivos. Contudo, aqui são mais bem conseguidos, visto darem mais profundidade à letra referente a uma relação amorosa tóxica. A batida mais forte juntamente com um refrão marcante criam uma música verdadeiramente intensa e memorável.

Entretanto, é introduzida uma notável transição para uma vibe mais traquila, com “intimate moments”, single já lançado em dezembro de 2020. Apesar de a produção ser relativamente simples, esta permite que as letras confessionais e relacionais, como «I have a fear of intimate moments», se destaquem mais. Especialmente, nos refrões e na parte final, a música é dotada de instrumentais mais intensos, que lhe conferem um tom mais aspiracional, um dos destaques do projeto.

O single principal – “love, or the lack thereof” – foi lançado a 20 de novembro de 2020, juntamente com um videoclipe. O tema começa por um ritmo mais calmo. No entanto, a música vai se intensificando ao longo da sua duração, atingindo o seu pico no final. Tudo isto juntamente com vocais hipnotizantes e a vulnerabilidade da letra fazem com que esta seja definitivamente uma das músicas mais intrigantes de todo o EP.

Já “kissy kissy” apresenta um som mais acústico com recurso à guitarra, que contrasta com os vocais algumas vezes robóticos. A batida acentua-se no refrão e a meio da música, passando a ter sons mais “digitais”. A letra, essa, é um pouco atrevida, mas relativamente simples. Apesar de ser uma música agradável, infelizmente perde-se um bocado no meio de outras faixas mais fortes.

the world & all her pearls” é o desfecho sentimental do EP. É nesta música onde brilha, nua e crua, a voz angelical de Isaac. Mais uma vez, o jovem norte-americano demonstra os seus dotes de compositor ao escrever letras extremamente vulneráveis, onde assume que perdeu a capacidade de chorar e lamenta a falta do seu amado em “I’ve got the world except you”. Assim, esta música, embora curta, é mais um ponto alto do projeto.

De um modo geral, o EP é uma lufada de ar fresco no mundo musical com a introdução de um pop mais experimental e arrojado com letras memoráveis e vocais maravilhosos. O próprio projeto pauta-se pela progressão de um tom mais agressivo e de confiança para um mais emocional e pessoal, transição que acontece de forma orgânica, sendo, por isso, bem conseguida.

evil twin” é um projeto coeso e intrigante, onde Isaac demonstra tanto o seu talento vocal como os seus dotes de compositor e de produtor. Para além disso, demonstra o quão multifacetado é, tanto que até numa publicação do seu Instagram afirmou que o seu “gémeo malvado” canta as faixas mais experimentais e ele próprio as músicas pop, demonstrando o seu crescimento como artista.

Artigo editado por Filipa Silva