O Governo português anunciou, esta sexta-feira, um investimento total de 100 milhões de euros no setor do desporto. Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação e responsável pela tutela da área, explicou aos jornalistas de que forma as instituições desportivas vão poder contar nos tempos mais próximos com o apoio do Executivo liderado por António Costa.

Como parte do plano anunciado por Tiago Brandão Rodrigues, o Estado investirá em quatro programas concretos: “Federações Mais Desportivas” que contará com uma linha de crédito de 30 milhões de euros; Iniciativas de reabilitar as infraestruturas no valor de cinco milhões de euros; O programa “Desporto Para Todos” que incidirá nos clubes com praticantes não federados e o projeto “Reativar Desporto” que disponibilizará 30 milhões de euros a fundo perdido como apoio direto a clubes mais pequenos. Adicionalmente, e excluído das medidas mais definidas, haverá um fundo de apoio para as associações sem fins lucrativos no valor de 35 milhões de euros.

Em declarações à imprensa, o ministro da Educação enalteceu a relevância e notoriedade do desporto em Portugal, não esquecendo as instituições mais pequenas, frágeis e inativas em contexto pandémico: “Todos conhecemos o papel social, o contributo para a nossa resiliência social e para o bem-estar e saúde dos portugueses, da área da atividade física e do desporto. Todos entendemos a importância do setor do desporto para a nossa economia e visibilidade internacional“.

Questionado sobre o regresso de adeptos aos estádios, Tiago Brandão Rodrigues referiu que essa decisão “está sempre condicionada ao parecer da Direção-Geral de Saúde”. O ministro “não fecha a porta” à presença de pessoas em nenhum evento, mas não deixa garantias.

Na mesma sala, estiveram os ministros da Economia (Pedro Siza Vieira), da Cultura (Graça Fonseca) e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (Ana Mendes Godinho).

Artigo editado por João Malheiro