A Saúde Digital faz agora parte da oferta curricular da Universidade do Porto (UP), depois de vencer a terceira edição do concurso “Unidades Curriculares InovPed”, promovido pelo departamento de Inovação Pedagógica da UP. O projeto surgiu pelas mãos de Elísio Costa e Constança Paúl, docentes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), respetivamente.

A unidade curricular, que começa a ser lecionada a 23 de abril, tem como objetivo colmatar a lacuna existente na literacia sobre saúde digital, capacitar os profissionais de saúde para as novas práticas profissionais e promover o empreendedorismo e a inovação na área da saúde.

O plano curricular terá a duração total de 52 horas divididas em duas componentes – uma prática e outra teórica – nas quais serão abordados temas como envelhecimento ativo e saudável, longevidade e doenças crónicas, transformação digital da saúde e bases de dados. “Durante as aulas práticas os alunos vão desenvolver um ideia de negócio e parte da avaliação é feita através de um pitch“, explicou o professor da FFUP, Elísio Costa, em declarações ao JPN.

A disciplina pretende ser “transversal” e é aberta a estudantes de várias áreas, uma vez que, as soluções em saúde requerem equipas multidisciplinares. Elísio Costa exemplifica que são necessários “técnicos da área social, mas também engenheiros que permitam desenvolver novas soluções tecnológicas e designers que permitam fazer um design mais centrado no doente”.

O professor da Faculdade de Farmácia refere que, no contexto atual da Covid-19, é necessário “alterar a forma como os cuidados de saúde são prestados” passando de um “modelo mais tradicional” para um “modelo mais à distância”. A pandemia permitiu que a população, os estudantes e profissionais de saúde estivessem mais conscientes da importância da saúde digital. O docente afirma que já não é estranho “como seria há dois ou três anos atrás ter uma consulta em regime de videochamada”.

As aulas vão decorrer no complexo ICBAS/FFUP e serão geridas pela Faculdade de Farmácia e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar com o apoio do Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto. As inscrições – cuja última fase decorre entre 10 e 13 de abril – estão limitadas a 40 pessoas e têm um custo de 25 euros para alunos da UP e 202 euros para alunos externos.

Artigo editado por Filipa Silva