Desde 2019, que é possível pagar um café em alguns estabelecimentos comerciais de Matosinhos com emissões de carbono evitadas. A plataforma AYR do Ceiia permite ganhar créditos por cada quilómetro percorrido de forma sustentável. Isto é, ao optar por modos de mobilidade sustentáveis – por exemplo, usar o comboio em vez do automóvel – a aplicação quantifica as emissões de carbono poupadas e converte esse comportamento em moedas, os tokens AYR.

Os créditos são, posteriormente, armazenados numa carteira digital, e podem ser trocados por bens e serviços, como descontos aplicados no uso de transportes amigos do ambiente, carregamento de veículos elétricos ou até ofertas culturais.

Agora, o Ceiia, com a plataforma de sustentabilidade AYR, continua a prosperar e foi selecionado para fazer parte do programa Impact Challenge on Climate, desenvolvido pela Google.

A plataforma baseia-se na tecnologia blockchain e tem como objetivo a recompensa de comportamentos neutros em carbono na mobilidade. Funciona como uma carteira virtual de créditos verdes. Os créditos acumulados pelas emissões evitadas podem ser utilizados na aquisição de bens e serviços sustentáveis, de modo a contribuir para o aceleramento da transição global para cidades neutras em carbono.

Em comunicado enviado às redações, Rowan Barnett, responsável da Google.org para as regiões da Europa, Médio Oriente, África e Ásia Pacífico, explica que a plataforma constitui “a primeira pedra para a implementação de mercados locais voluntários de carbono”.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, realça que o projeto “é o exemplo das sinergias existentes entre transição verde e digital, e do seu contributo para acelerar a transição para uma sociedade neutra em carbono”.

De acordo com José Rui Felizardo, CEO do Ceiia, “esta é uma grande oportunidade” para Portugal e para o CEiiA, reforçando o “contributo ativo” da organização “para este desafio planetário associado às alterações climáticas”.

O programa “Impact Challenge on Climate”, da Google, financia ideias inovadoras que usem as tecnologias para acelerar um futuro mais verde e resiliente. As organizações escolhidas recebem financiamento e suporte da equipa do Google para ajudar a dar vida às suas ideias.

O Ceiia e outras dez entidades internacionais, selecionadas para o “Impact Challeng on Climate”, vão trabalhar com a Google nos três meses que se seguem e os próximos dois anos serão dedicados à escalabilidade do AYR em cidades de todo o mundo.

Matosinhos foi a cidade escolhida para testar a plataforma AYR e até ao presente mais de 20 mil descarregaram a aplicação. No entanto, neste momento, o download não é possível, uma vez que está a ser trabalhada uma nova versão da aplicação. Ainda não existe previsão de quando estará novamente disponível nas lojas habituais.

Artigo editado por Filipa Silva