Entre efeitos sonoros, luzes e sombras, o tradicional sai de cena e surpreende o público a partir do envolvimento de objetos que se constroem no palco com os próprios atores.

A peça “Maiakovski – O Regresso do Futuro” entra em palco esta sexta-feira (7), às 19h30, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli. Trata-se de um espetáculo inspirado nas obras do poeta russo Vladimir Maiakovski.

A narrativa retrata uma tentativa de ressuscitar e trazer o autor para o futuro de uma realidade paralela. Maiakovski é um dos humanos do passado que “Os do Futuro” desejam conhecer. As coisas complicam-se, mas “Os do Futuro” não desistem do seu desígnio, pois a poesia e o teatro de Maiakovski estão cheios de mensagens que eles assumiram que lhes são endereçadas.

O responsável pela direção de arte da peça, Igor Gandra, aponta a sua admiração pelo poeta russo como um elemento impulsionador para a produção. Em jeito de tributo, o projeto construiu-se em co-produção do Teatro de Marionetas do Porto e do Teatro de Ferro.

Para além das marionetas como elo em comum, as companhias envolvidas são de raízes portuenses, sendo esse um exercício que sublinha o “trabalho pioneiro desta linguagem” e “sinaliza a sua relevância na cidade”, como afirma Igor Gandra, ao JPN à margem do ensaio de imprensa da peça.

O jogo com o futuro faz-se não apenas através do que é dito, ou mediante os tons metálicos que simbolizam esse cenário futurístico, mas dialoga com o momento presente, descrito pelo diretor de arte como “efémero”. Perante o cenário pandémico, a peça ajuda a refletir sobre a atualidade e “uma série de coisas que já cá estavam e se tornaram mais evidentes”.

O desejo do regresso às salas de espetáculos estende-se além do público. A atriz Micaela Soares, que compõe o elenco da peça, destaca, ao JPN, a alegria do regresso. ao palco: “é uma logística completamente diferente, mais que desafiante, é esta sensação de felicidade, porque tivemos muito tempo sem público e teatro não se faz sem público”.

A apresentação itinerante também decorre este sábado (8), no Rivoli, às 11h00, viajando, entre os meses de maio e julho, para outras localidades do país, como vai ser o caso de festivais de teatro a ocorrer em Lisboa, Montemor-O-Novo e Almada.

Maiakovski – O Regresso do Futuro” é uma das estreias integradas na programação do 44.º Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica – FITEI que decorre até dia 16, no Porto e online.

Artigo editado por João Malheiro