O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu, no sábado (12), um alerta para “uma situação de instabilidade potencialmente severa” nas condições meteorológicas do país, “especialmente sobre as regiões Norte, Centro e Alto Alentejo”, a partir desta segunda-feira e até ao próximo dia 16.

Esta segunda-feira (14), entre as 12h00 e as 21h00, há dez distritos sob aviso amarelo (o terceiro de uma escala de cinco): Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

A partir das 12h00, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade, aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoada nas regiões Norte, Centro e do Alto Alentejo. O interior será o mais afetado pelas condições meteorológicas adversas.

A previsão aponta também para vento fraco, soprando fraco a moderado do quadrante norte nas regiões Norte e Centro e do quadrante oeste na região Sul.

A temperatura máxima vai sofrer uma pequena subida na região Sul, exceto no sotavento algarvio.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus celsius (em Beja e Évora) e os 17 (no Porto, em Lisboa, Aveiro, Castelo Branco e Portalegre) e as máximas entre os 23 (em Sagres e Sines) e os 34 (em Braga).

O IPMA avança que a situação meteorológica adversa pode prolongar-se nos próximos dias. De acordo com o instituto, “o estado do tempo em Portugal continental vai ser influenciado por uma depressão fria nos níveis altos da atmosfera, associada nos níveis baixos, a um vale invertido que vai desde o norte de África até à Península Ibérica, e que transporta sobre o território, uma massa de ar com características tropicais.”

Artigo editado por Filipa Silva