Um dia após o susto que o mundo do futebol apanhou com o estado de saúde de Eriksen, jogou-se em Londres, num estádio de Wembley com 21 mil espectadores nas bancadas, um dos jogos de maior cartaz da primeira jornada do Euro 2020. Os três pontos da vitória ficaram com os anfitriões, Inglaterra, que derrotaram a Croácia por 1-0.

Na escolha dos “onzes”, Gareth Southgate surpreendeu ao adaptar Trippier à lateral esquerda, preterindo os defesas esquerdos de origem: Shaw e Chilwell. O técnico britânico optou por alinhar a equipa num 4-2-3-1 ligeiramente conservador, com Rice e Phillips como trincos para garantir estabilidade defensiva e suportar os quatro homens da frente: Mount, Sterling, Foden e Kane.

Zlatko Dalic escalou um 4-3-3, sem surpresas, com o meio-campo de estrelas constituído por Brozovic, Modric e Kovacic. Perisic, Rebic e Kramaric formaram o trio atacante.

Controlo inglês desde início

Em terras de Sua Majestade, a seleção inglesa quis desde cedo assumir as despesas do jogo e, ao encontrar uma equipa croata sempre na expectativa do erro adversário, conseguiu impor o ritmo que quis desde o apito inicial de Daniele Orsato.

Embora as oportunidades tenham sido escassas para ambas as seleções no primeiro tempo, a Inglaterra esteve sempre por cima no encontro, alavancada por uma grande exibição de Kalvin Phillips, médio do Leeds United.

À exceção de um remate de Phil Foden ao poste, logo aos 6 minutos, o jogo decorreu sem sobressaltos de destaque para as duas defesas.

Phillips abriu espaço e Sterling finalizou

A segunda parte começou na mesma toada com que terminou a primeira: a Inglaterra controlava a posse de bola e dominava os espaços sem permitir aproximações croatas, mas era incapaz de criar perigo perto da baliza de Livakovic.

Até que, aos 57 minutos, numa incursão pelo corredor central nas costas dos médios croatas – situação rara no encontro -, Phillips fez uma diagonal e encontrou, com um passe açucarado, Sterling, que rematou para o fundo da baliza e colocou a Inglaterra na frente do marcador. Foi o seu primeiro golo pela Inglaterra num Europeu.

Depois do golo, a equipa croata foi à procura do empate, sempre aguerrida, mas com pouco discernimento no último terço do terreno.

Antes do término do encontro, houve ainda boas oportunidades para as duas seleções, com destaque para um remate de Mateo Kovacic à entrada da área, bloqueado, e um livre direto perigoso de Mason Mount, aos 67 minutos.

Nas notas finais da partida, a exibição sólida inglesa acabou por ser coroada com uma vitória importante a abrir o Europeu, que deixa os “três leões” como principais favoritos a liderar o grupo D.

Por outro lado, a seleção axadrezada da Croácia, finalista do último Mundial, parece estar em fim de ciclo, em contraste com a juventude britânica. Neste encontro, deixou algo a desejar, ao entregar as rédeas do jogo ao adversário e a reagir apenas quando se viu a perder.

A exibição de Kalvin Phillips, que já lhe valeu a alcunha de “Pirlo de Yorkshire”, não foi suficiente para garantir o prémio de Homem do Jogo, atribuído pela UEFA a Raheem Sterling.

Para os ingleses fica ainda o registo de terem feito entrar em campo o mais jovem jogador a competir num campeonato europeu: com 17 anos e 349 dias, o recorde é agora de Jude Bellingham.

“Tivemos o controlo durante a maior parte do tempo”

Na sala de imprensa, o selecionador inglês destacou a capacidade que a sua equipa teve para lidar com a pressão: “É muito bom termos os nossos adeptos connosco e os jogadores souberam lidar muito bem com a pressão da ocasião.”

Southgate destacou também a temperatura para justificar o baixo ritmo de jogo: “Devido ao calor, o ritmo de jogo, por vezes, não foi o melhor, mas tivemos o controlo durante a maior parte do tempo e não demos grandes oportunidades à Croácia.”

Zlatko Dalic parabenizou o adversário, sem deixar de elogiar a sua equipa: “Parabéns aos ingleses pela vitória, mas também aos nossos rapazes. Jogo duro. Cometemos um erro que praticamos durante sete dias para não o cometer. Agora passemos à frente, o nosso objetivo é passar o grupo.”

Na segunda jornada do grupo D, a Inglaterra, líder provisória, defronta a Escócia, em Wembley, na sexta-feira (dia 18) e a Croácia mede forças com a República Checa, em Glasgow, no mesmo dia.

Artigo editado por Filipa Siva