A Universidade do Porto vai retomar o programa de testes gratuitos de diagnóstico da Covid-19 a partir da próxima segunda-feira, dia 13 de setembro.

Numa nota enviada esta quinta-feira a comunidade académica, a task-force da universidade informa que “todos os membros da comunidade” podem realizar um teste à Covid-19 “sempre que o desejarem”, sendo apenas necessário que façam o agendamento prévio do teste na plataforma desenvolvida para o efeito.

A instituição, que tem mais de 30 mil estudantes, dá assim continuidade ao programa que abriu em junho e prolongou até ao final de julho último.

“O centro de testagem ficará novamente instalado no edifício Abel Salazar (Largo Abel Salazar, junto ao Centro Hospitalar Universitário do Porto / Hospital Santo António), funcionando durante todos os dias úteis, entre as 9h00 e as 13h00”, adianta ainda a UP.

Tal como até aqui, serão realizados testes rápidos de antigénio (TRAg) por amostras da nasofaringe obtidas com recurso a zaragatoa, e os resultados são enviados por email cerca de 30 minutos após a realização do teste.

As pessoas com resultado positivo serão contactadas pelas Autoridades de Saúde para a confirmação de diagnóstico com recurso a análise por teste PCR.

As aulas na Universidade do Porto devem arrancar a 20 de setembro para os estudantes de todos os ciclos de estudo, com exceção dos novos alunos que só devem começar a atividade letiva a 4 de outubro.