Universidade do Porto (UP) vai disponibilizar testes rápidos de antigénio à comunidade académica de forma gratuita. A partir de segunda-feira, “qualquer membro da comunidade académica poderá realizar, quando desejar, um teste gratuito de diagnóstico”, lê-se em comunicado.

O centro de testagem está situado no edifício Abel Salazar, funcionando todos os dias úteis do mês de junho, das 9h00 às 13h00.

Os resultados do diagnóstico serão enviado por email cerca de 30 minutos depois da realização do teste. Todas as pessoas que tiverem um resultado positivo vão ser contactadas pelas Autoridades de Saúde para confirmar o diagnóstico, através de um teste PCR.

A marcação dos testes rápidos deve ser feita através de uma plataforma online.

Ao JPN, fonte oficial da UP explica que, não se tratando de um rastreio, a iniciativa “facilita o acesso aos testes que é dado à comunidade”. Desta forma, a instituição pretende “dar mais um nível de segurança” aos estudantes e colaboradores.

O rastreio aconselhado pelo Ministério Ciência, Tecnologia e Ensino Superior levou a que se fizessem cerca de sete mil testes na UP, de acordo com a mesma fonte – cerca de 19% da comunidade académica. Desses sete mil testes, registaram-se apenas oito falsos-positivos, que deram resultado negativo no teste PCR posterior.