Pelo segundo ano consecutivo, Ana Gabriela Cabilhas foi eleita presidente da Federação Académica do Porto (FAP). Na eleição, que decorreu no dia 3 de dezembro, a estudante do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição da Universidade do Porto recolheu 20 votos a favor e dois em branco. Será a primeira mulher a cumprir dois mandatos no cargo.

Aos 24 anos, a estudante licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto (FCNAUP) está atualmente no segundo ano do mestrado, que é lecionado em parceria entre a FCNAUP e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Em declarações registadas pela FAP, a líder associativa elegeu “a promoção do emprego qualificado digno, que valorize o investimento feito em educação, o inverno demográfico que assola Portugal e a agenda climática” como bandeiras do mandato que agora vai começar.

Quanto ao balanço de 2021, a estrutura faz um balanço positivo das suas ações: “a FAP mostrou que os jovens nunca estiveram alheios à situação que o país vivia, ao cancelar a Queima das Fitas do Porto pelo segundo ano consecutivo e por ativar campanhas de apelo à vacinação nas camadas jovens. A FAP deu voz a agendas menos debatidas como a Inovação Pedagógica, alertou para o risco de abandono escolar e lembrou que os estudantes do ensino superior precisavam de ser cuidados pelo impacto da pandemia na saúde mental.”

A tomada de posse da direção e restantes órgãos sociais da FAP para o ano 2021/2022 decorreu esta quinta-feira (9), no Ateneu Comercial do Porto.

A lista completa de eleitos é a seguinte:

DIREÇÃO
LISTA M
Presidente – Ana Gabriela Oliveira Cabilhas (AEFCNAUP)
Tesoureiro – José Miguel de Abreu Neves (AEFFUP)
Vice-Presidente – João Augusto Alexandre Fonseca (AEFCUP)
Vice-Presidente – Diogo Manuel Carneiro Geraldes Lameiras Pinto (AEFEUP)
Secretário-Geral – Cristiano Natanael Coelho da Silva (AEISCAP)
Vogal – Maria Inês Oliveira Pinhão Martins (AEFPCEUP)
Vogal – Francisco Maia de Almeida (AEFDUCP)
Vogal – Margarida Santos Duarte Albuquerque Carvalho (AEFMUP)
Vogal – Bruno André Fontes Brochado (AEESEP)