Um dos nomes mais influentes da música funk morreu esta quarta-feira. Betty Davis era um marco da cultura pop, tendo lançado a sua última música em 2019. Morre três anos depois, esta quarta-feira (9), com 77 anos.

A morte da cantora foi confirmada à revista “Rolling Stone” por Connie Portis, amiga próxima da artista. Em declarações à publicação, Connie afirma: “é com grande tristeza que compartilho a notícia do falecimento de Betty Davis, uma influencer musical multitalentosa e estrela pioneira do rock, cantora, compositora e ícone da moda.”.

Apesar de comercialmente Betty não ter sido um enorme sucesso, a sua persona influenciou vários nomes da música, como Prince e Madonna.

Inúmeros artistas prestaram homenagem à cantora nas redes sociais, como Lenny Kravitz e a conta oficial de Prince. A conta que presta homenagem ao cantor americano fez questão de recordar a importância de Betty Davis na carreira do mesmo, destacando o momento em que Prince se refere a Davis como “o exemplo a seguir”.

A madrinha do Funk

Nasceu pelo nome de Betty Mabry em 1945, no estado de Carolina do Norte. Foi cantora, compositora e modelo, tendo ficado conhecida como uma das vozes mais influentes da música funk e a pioneira na fusão do soul, jazz e R&B.

Foto: Betty Davis/Facebook Foto: Betty Davis/Facebook

Ao contrário do seu impacto, a sua carreira musical não teve uma grande longevidade. Esteve no ativo nas décadas de 60 e 70 tendo se estreado com a música “Get ready for Betty”. Após um afastamento da indústria musical de quase 50 anos, o seu último single veio a público em 2019.

Em 1968, casou com Miles Davis, um dos maiores músicos do século XX. Segundo a “Rolling Stone”, Betty foi a responsável por introduzir o trompetista ao mundo do rock.

A sua influência nas mais diversas áreas tornaram-na num ícone da cultura pop, responsável por ter influenciado toda uma geração de artistas. A inovação que trouxe e o pioneirismo no género funk fizeram com que seja apelidada, até hoje, de “Madrinha do Funk”.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha