A equipa do FC Porto perdeu, este domingo, frente ao SL Benfica em jogo a contar para o campeonato nacional. Este resultado marca a quebra do ciclo de 84 jogos consecutivos dos dragões sem perder nas competições portuguesas.

Benfica venceu por 36-33 e está em terceiro lugar à frente do Águas Santas. Foto: SL Benfica - Modalidades/Facebook

Dois anos e 260 dias depois, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) voltou a perder para o campeonato nacional. Foi no Pavilhão da Luz, diante do Sport Lisboa e Benfica (SL Benfica), em jogo em atraso a contar para a 13.ª jornada da competição. Sem perder desde 29 de maio de 2019, precisamente frente às águias, os dragões cederam este domingo (13) em Lisboa e terminaram com o ciclo de 84 jogos sem perder – 83 vitórias e apenas um empate – nas competições nacionais.

Apesar de o FC Porto ter chegado ao intervalo a vencer, os comandados de Chema Rodríguez, treinador do SL Benfica, levaram a melhor e acabaram por vencer o encontro por 36-33.

No final do jogo, em declarações citadas pela agência Lusa, Magnus Andersson, treinador do FC Porto, felicitou o rival e realçou estar muito desapontado com a defesa azul e branca. “Não merecemos e o Benfica foi muito melhor”, concluiu.

Já o técnico encarnado, em declarações reproduzidas pelo jornal “O Jogo”, enalteceu o processo defensivo da sua equipa e mostrou-se orgulhoso dos jogadores. Para o treinador “foram muitas coisas” que marcaram o encontro e que permitiram ganhar a uma formação “como o FC Porto, que é uma grandíssima equipa e tem um grandíssimo treinador”.

Quebrado o ciclo, que ainda assim corresponde a um registo nunca antes alcançado em Portugal, o FC Porto permanece na segunda posição do campeonato, mas agora a três pontos do Sporting, que tem mais um jogo. Já o Benfica, fica agora a cinco pontos dos dragões e pode continuar a sonhar com o título.

Artigo editado por Filipa Silva