Depois da eliminação na Liga Europa e dos problemas no regresso de França, o golo de Fábio Vieira manteve aceso o objetivo portista de vencer a Liga. Agora, já são 55 jogos sem desaires no campeonato. Os dragões falharam um penálti e foram Diogo Costa e o poste que evitaram o empate axadrezado.

Depois da eliminação na Liga dos Campeões, resta aos dragões a luta pelo campeonato. Foto: Peter Glaser/Unsplash

O FC Porto venceu o dérbi da cidade Invicta frente ao Boavista, neste domingo (20), por 0-1. Num jogo com poucas oportunidades ofensivas, o golo de Fábio Vieira, substituto de última hora de Mehdi Taremi, foi o único marcado no Estádio do Bessa. O internacional iraniano falhou a partida depois de testar positivo à Covid-19, já no balneário portista.

Três pontos decisivos para os comandados de Sérgio Conceição, a quem resta a luta o título de campeão da Primeira Liga até ao fim da época, depois da eliminação na UEFA Europa League, frente ao Lyon. A vitória mantém a vantagem de seis pontos face ao Sporting, que bateu o Vitória de Guimarães por 1-3 nesta 27.ª jornada. Do lado do Boavista, as chances de empate apareceram mesmo na reta final, mas foram insuficientes para mudar o marcador. A segunda derrota no Bessa nesta época deixa a equipa de Petit a cinco pontos da zona de despromoção – estão agora no 13.º lugar. Na Liga, a equipa não vence em casa desde dezembro do ano passado.

Esta foi a 55.ª jornada seguida sem derrotas dos dragões na Primeira Liga. Assim, o FC Porto fica a dois jogos de superar um recorde histórico do futebol português: 56 jogos sem desaires na Liga, marca que pertence ao Benfica de 1977/1978.

Titular de última hora marca

Logo aos 2 minutos, depois de uma jogada pela direita, o internacional brasileiro Pepê colocou Vitinha em ótima condição de remate, mas o guarda-redes axadrezado Rafael Bracali fez a sua primeira intervenção na partida. Três minutos depois, foi novamente o médio portista que tentou concluir de cabeça, desta vez, sem perigo para a baliza do Boavista. Destaque do jogo até aos 25 minutos, Pepê foi atingido em duelo áereo pelo central Jackson Porozo e teve de ser retirado de maca do relvado.

Aos 32′, inverteram-se os papéis na zona de criação do FC Porto e a mudança rendeu bons resultados. Numa jogada pelo lado esquerdo, o brasileiro Evanílson assistiu o médio Fábio Vieira, titular de última hora, para rematar sem marcação e marcar: placar inaugurado no Estádio do Bessa e vantagem para os Dragões.

Bracali negou segundo aos dragões

Já na segunda metade do dérbi, o jogo foi frio como o tempo no Bessa até os 61′. Foi quando, novamente pelo lado esquerdo, Zaidu acionou Fábio Vieira, que sofreu penálti. Era o momento para Evanílson marcar o segundo tento portista, mas foi a experiência brasileira que brilhou. Remate rasteiro e forte do avançado do FC Porto, que acabou defendido por Rafael Bracali, guarda-redes de 40 anos e o jogador mais velho a atuar na Liga.

Na passagem do minuto 74′, o primeiro grande ataque do Boavista acabou sancionado com um fora de jogo. Pontapé de canto cobrado por Gustavo Sauer e, depois do desvio, o internacional Kenji Gorré despediçou, com um remate ao lado. Cinco minutos depois, foi a hora do FC Porto responder. Na sequência de um lance soberbo de João Mário, o brasileiro Evanílson viu o segundo golo dos Dragões parar no poste do Boavista.

Na reta final, os axadrezados tiveram dois grandes momentos em busca de igualar o marcador no Bessa. Primeiro aos 87′, no cruzamento de Gorré pela esquerda para o internacional croata Petar Musa, que acertou o poste do FC Porto. Por fim, já nos descontos, o guarda-redes Diogo Costa evitou o que seria o tento de Jackson Porozo no apagar das luzes no Bessa.

Apesar das oportunidades na reta final, o placar da primeira etapa permaneceu igual até ao fim. A vitória pela diferença mínima foi importante na manutenção da liderança portista, que chegou aos 73 pontos. Do lado axadrezado, a derrota fez o Boavista permanecer na 13.ª posição, com 27 pontos e uma diferença de cinco para as últimas três equipas da Primeira Liga.

“Quero dar os parabéns aos jogadores”

No final do encontro, Petit, treinador do Boavista, destacou “um jogo extremamente difícil e com muita intensidade”. Afirmou também que houveram falhas por parte dos axadrezados, como no golo do FC Porto, mas “nos últimos dez minutos, o Boavista arriscou e poderia ter sido feliz com as oportunidades criadas no fim”. Apesar do desaire, o técnico congratulou os jogadores do Boavista pela atitude. “Obrigámos o FC Porto a atrasar o jogo, mas não conseguimos chegar ao golo”, disse.

Em relação à mudança de última hora no visitante, Petit ressaltou que “tinha trabalhado o processo defensivo com Taremi e Evanílson, entretanto entrou o Fábio, nas costas dos dois médios. “É um jogador muito inteligente, que nos causou dificuldades”, rematou.

“Um dérbi com muita paixão e vivido de forma intensa”

Do lado vencedor, Sérgio Conceição ressaltou uma “atitude competitiva muito forte e um jogo muito competente” por parte da equipa. “Conseguimos controlar o jogo e chegar ao último terço com perigo. Entrámos na segunda parte com a mesma atitude, tivemos a situação do penálti falhado, a bola ao poste do Evanilson”, afirmou. Contudo, sobre as oportunidades do Boavista no fim, disse que podiam ter sido evitadas: “não precisávamos de sofrer tanto”. O encontro no Bessa teve, contudo, ingredientes tradicionais destes jogos: Foi “um dérbi com muita paixão e vivido de forma intensa”.

O treinador do FC Porto comentou também sobre o problema aéreo no regresso de França – uma avaria técnica no avião obrigou a equipa a ficar retida até sexta-feira – e a consequente preparação curta para o jogo no Bessa: “À hora do almoço de sexta viajámos, chegámos ao fim da tarde, fizemos um treino ligeiro no Dragão e na sexta-feira preparámos o jogo. Foi um jogo difícil, contra uma equipa difícil.” Destacou ainda a postura da equipa, apesar das adversidades: “Estava tudo preparado para que o FC Porto escorregasse aqui hoje, mas isso não aconteceu porque tivemos uma atitude muito competitiva. Essa boa energia no final fez com que garantíssemos os três pontos”. Por fim, acerca da mudança forçada no 11 titular, afirmou quetodos sabem o que queremos para o jogo.”

As duas equipas voltam aos relvados no próximo domingo (3). O FC Porto recebe o Santa Clara, no Estádio do Dragão. Já o Boavista vai ao Estádio Municipal de Famalicão para enfrentar a equipa local.

Artigo editado por Filipa Silva