As obras que decorrem no centro obrigaram a "descentralizar" os concertos. Romana, Saúl, Marante, Toy, José Malhoa e Chico da Tina fazem o cartaz. Tabuleiro inferior da Ponte D. Luís vai estar cortado à circulação pedonal. Há também palcos instalados nas freguesias. Programa foi apresentado esta terça-feira.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, na apresentação da programação das Festas de São oão, esta tarde, no Palácio de Cristal. Foto: Filipa Silva

A noite de São João do Porto, todos os anos comemorada de 23 para 24 de junho, vai, este ano, voltar a ter música, fogo de artifício e milhares de pessoas nas ruas, mas de uma forma ainda condicionada, desta vez não tanto pela pandemia, mas sobretudo em resultado das obras que decorrem no centro da cidade. 

Na apresentação do programa de festas, que decorreu esta terça-feira (7) no Palácio de Cristal, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, explicou que a solução encontrada pela autarquia foi “descentralizar”.

Assim, em vez do grande palco instalado nos Aliados, onde as obras do metro anulam as “condições de segurança” necessárias à realização de um espetáculo de envergadura, haverá três palcos em funcionamento na cidade. O primeiro abre às 20h00 do dia 23 nos Jardins do Palácio de Cristal, onde vão atuar Romana, Saúl e Marante.

Da música popular para a música ligeira, caberá a Toy e a José Malhoa animar os portuenses no segundo palco, instalado no Largo Amor de Perdição, na Cordoaria. As atuações começam às 22h00.

Uma hora e meia depois, vira o disco e toca uma coisa bem diferente: será Chico da Tina e o seu trap do Minho a ecoar na Praça da Casa da Música, na Boavista.

Tabuleiro inferior da Ponte D. Luís vai estar fechado 

À meia-noite, dá-se o sempre aguardado momento do fogo de artifício, iniciativa partilhada entre os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia. Este ano, o fogo vai ter uma inovação: em vez de ser lançado a partir da Ponte D. Luís, vai ser lançado a partir de “estruturas flutuantes instaladas no rio”, explicou Rui Moreira aos jornalistas. As obras de melhoramento da ponte a isso obrigam.

Outra nota sobre a ponte D. Luís: o tabuleiro inferior vai estar totalmente interdito à circulação pedonal. No tabuleiro superior, não será possível atravessar a pé a ponte a partir das 23h00. 

O metro do Porto vai atravessar a ponte até às 23h45, sendo depois interrompido por causa do fogo de artifício e só “retomará quando for possível”.

Assim, para andar entre o Porto e Gaia as pessoas terão que “procurar alternativas de atravessamento”, referiu Rui Moreira, referindo a título de exemplo a Ponte do Infante. Nesta, a circulação também pode vir a ser condicionada “caso se verifiquem grandes constrangimentos de circulação”.

Divertimentos nas Fontaínhas só a partir do dia 15

A Rotunda da Boavista foi a primeira a inaugurar uma zona de diversão com carrosséis, carrinhos de choque, matraquilhos e barracas de farturas, mas como também é habitual outras zonas similares vão abrir noutros pontos da cidade.

Esta quinta-feira (9), entram em funcionamento os divertimentos instalados no Jardim do Calém (Lordelo do Ouro) e na Avenida D. Carlos I (Passeio Alegre).

Na Alameda das Fontaínhas, um dos locais mais emblemáticos das celebrações de São João, a zona de lazer só começa a receber visitantes no dia 15 de junho.

O horário de funcionamento destas áreas de lazer estende-se de segunda a quinta-feira das 12h00 às 23h00; às sextas-feiras, entre as 12h00 e a 01h00; aos sábados, entre as 10h00 e a 01h00; e aos domingos, entre as 10h00 e as 23h00. Todas estas zonas vão estar em funcionamento até ao dia 3 de julho.

Concertos nas freguesias e rusgas a 2 de julho

Do programa de Festas de São João do Porto de 2022 fazem também parte concertos espalhados pelas sete freguesias da cidade, tanto no fim de semana que antecede a grande festa (17, 18 e 19 de junho) como na noite de 23. 

O grupo Diapasão (Campanhã), a Bandalusa (Paranhos) e Quim Barreiros (Lordelo do Ouro e Massarelos) são alguns dos que vão atuar pela cidade.

Da programação fazem ainda parte outros eventos como um concerto da Banda Sinfónica Portuguesa, na Concha Acústica dos Jardins do Palácio, no dia 24, a partir das 18h00. E ainda as tradicionais Rugas de São João agendadas para o dia 2 de julho. Começam às 17h00, na Praça da Batalha, terminando o desfile na Praça do general Humberto Delgado, em frente aos Paços do Concelho.

A autarquia investiu 630 mil euros no programa, uma “verba perfeitamente razoável para aquela que é a festa popular mais importante do país”, disse Rui Moreira, que elogiou também a identidade visual da edição deste ano das festas, da autoria do designer e escultor João Machado.

Quanto à pandemia, o autarca do Porto considerou que, nesta altura, já toda a gente está “familiarizada com as normas de segurança”, remetendo para a “responsabilidade individual” de cada um o comportamento a adotar, sobretudo entre as populações de risco. 

Caso haja, por parte da Direção-Geral da Saúde alguma “indicação” sobre a matéria, Rui Moreira diz que o município “acatará”.

Programa de concertos por freguesias

Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Esplanada do Castelo/Av. D. Carlos I
17 de junho – Fusiforme
18 de junho – Ivasom
19 de junho – Zé Amaro
Largo da Igreja de Nevogilde
23 de junho – Duo Inseparáveis e Osiv

Bonfim
Fontaínhas
17 de junho – Nuno portugal
18 de junho – Delta 7
19 de junho – Horiza
23 de junho – Duo Contacto e Albatroz

Campanhã
Praça da Corujeira
17 de junho – Diapasão
18 de junho – Alfa Norte
19 de junho – Banda R
23 de junho – Alma Latina e Fusiforme

Centro Histórico
Largo da Praia (Miragaia)
17 de junho – Alfanorte
18 de junho – Novo Século
19 de junho – Musikantrio
23 de junho – Duo Impakto e Delta 7

Lordelo do Ouro 
Rua do Ouro (parque de estacionamento)
17 de junho – Musikantrio
18 de junho – Baila 5
19 de junho – Quim Barreiros
23 de junho – Kid Flash e Alfa Norte

Massarelos
Cais das Pedras
17 de junho – DNA
18 de junho – Osiv
19 de junho – Albatroz
23 de junho – Musikatrio e Banda R 

Ramalde
Jardim Sarah Afonso
17 de junho – Horiza
18 de junho – Expresso 86
19 de junho – Delta 7
23 de junho – Marcus Levy e Novo Século

Paranhos
Jardim de Arca d´Água
17 de junho – Banda R
18 de junho – Bandalusa
19 de junho – Expresso 86
Rua Sá de Miranda
23 de junho – Duo Batida de Coco e Quadrante Norte

Artigo atualizado às 09h49 do dia 8 de junho de 2022 com a informação sobre a localização dos palcos instalados nas freguesias;