De 1 de março a 29 de fevereiro, a iniciativa DiscoverEU vai voltar a oferecer passes a jovens residentes na União Europeia ou em países associados ao Programa Erasmus+. As candidaturas abriram esta terça-feira e terminam no dia 25 deste mês. Há 784 vagas para jovens portugueses.

Os jovens selecionados vão poder passar um mês a viajar pela Europa entre agosto de 2019 e janeiro de 2020.

O DiscoverEU foi criado em 2018. Foto: Ruben Bos/Flickr

Estão abertas as candidaturas para mais uma edição do programa DiscoverEU. A iniciativa dinamizada pelo Programa Erasmus+ vai oferecer a mais de 35 mil jovens europeus a oportunidade de viajar pela União Europeia (UE) gratuitamente.

As viagens podem durar até um mês e têm que se realizar entre 1 de março de 2023 e 29 de fevereiro de 2024. Todas as deslocações serão feitas preferencialmente de comboio, mas podem usar-se outros meios de transporte como autocarros ou ferries em caso de necessidade maior. Não havendo alternativa, os jovens podem até deslocar-se de avião, o que facilita a participação de jovens residentes em ilhas ou zonas remotas.

Para serem elegíveis, os jovens terão de ter completado 18 anos a 1 de janeiro de 2023, ou seja, terem nascido entre 1 de janeiro de 2004 e 31 de dezembro de 2004. A viagem destina-se a cidadãos ou residentes de longa duração dos 27 Estados-Membros da UE – incluindo territórios ultramarinos associados a regiões ultraperiféricas – ou num dos países terceiros associados ao programa Erasmus+ (Islândia, Liechtenstein, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia ou Turquia).

A seleção dos pelo menos 35 mil jovens que podem viajar ao abrigo da iniciativa vai ser feita pela Comissão Europeia e pela Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Existe um número limitado de bilhetes para cada país aderente à iniciativa. De Portugal partirão, no máximo, 784 pessoas.

Além do bilhete de viagem, nesta edição do DiscoverEU será oferecido um cartão que permitirá aos jovens usufruírem de descontos em alojamento, transportes, alimentação e atividades culturais, desportivas, entre outras.

As viagens podem ser feitas individualmente ou em grupos de, no máximo, cinco pessoas. No caso de se optar pela viagem em conjunto com amigos, é necessário definir um líder de grupo a quem será atribuído um código no momento da inscrição. Os restantes membros do grupo, aquando do momento da candidatura, terão de colocar o mesmo código para oficializar a formação do grupo.

As candidaturas podem ser feitas através do site do DiscoverEU e estão abertas desde o meio-dia desta terça-feira, 11 de outubro. O prazo termina ao meio-dia de 25 de outubro (hora da Europa Central). Desde 2018, ano de implementação do programa, já mais de 165 mil jovens usufruíram do passe de viagem.

Artigo editado por Filipa Silva