Estão abertas as candidaturas para o próximo período de estágios profissionais da Comissão Europeia, que vão decorrer entre março e julho de 2023. As candidaturas decorrem até 31 de agosto.

Os estágios terão lugar em serviços e agências da Comissão Europeia, maioritariamente em Bruxelas, mas há também posições abertas no Luxemburgo e noutros locais da União Europeia.

Podem candidatar-se cidadãos da União Europeia, sendo também admitidos candidatos de outros países, mas num número mais limitado.

A licenciatura é o grau mínimo exigido aos candidatos, que podem ter formação em qualquer área, não havendo lugar a limite de idade. Não podem é ter tido experiência de trabalho anterior numa instituição, organismo ou agência europeus.

É também necessário ter “muito bom” domínio de duas línguas europeias. Além da língua materna, a Comissão exige, neste programa, o nível C1 ou C2 de conhecimento numa das três línguas de trabalho da instituição: alemão, francês ou inglês.

Os estágios podem ser de natureza administrativa ou de tradução. Neste último caso, o candidato terá de ser capaz de traduzir para a sua língua nativa a partir de duas outras línguas oficiais da União Europeia. Terá, assim, de dominar três línguas europeias.

São ainda possíveis de realizar estágios científicos no Centro Comum de Investigação.

A remuneração do estágio é de 1.252 euros por mês, sendo igualmente cobertas despesas médicas e de viagens. O horário de trabalho é de 40 horas semanais.

No total dos dois períodos de estágios profissionais – março a julho e outubro a fevereiro – a Comissão acolhe cerca de 1.300 estagiários.

Participar em e organizar reuniões, grupos de trabalho ou audições públicas; fazer pesquisa, apresentações ou edição de documentação – incluindo relatórios e inquéritos – são algumas das tarefas possíveis na rotina diária do estagiário.

Ter abertura relativamente a tópicos europeus, ter interesse por aprender sobre os métodos de trabalho da Comissão Europeia e vontade de trabalhar num ambiente multicultural são alguns dos requisitos para os candidatos.

Informação pormenorizada sobre os estágios e os procedimentos de submissão de candidaturas estão disponíveis no site do programa de estágios profissionais da Comissão Europeia.