Pedro Amaro e Mónica Silva são os nomes que saíram vitoriosos da 28ª edição da Lidl S. Silvestre que decorreu, este domingo, na cidade do Porto. O atleta do Benfica estreou-se na prova de dez quilómetros com um tempo de 30:06 minutos – superando os leoninos Hélio Gomes e Rui Teixeira (que cruzaram a meta quatro e cinco segundos depois, respetivamente), em masculinos.

Na competição feminina, Mónica Silva volta a subir o pódio, como já tinha feito em 2019. Agora representante do Salgueiros, a atleta completou o trajeto em 35:20 minutos. O segundo lugar foi conquistado pela representante do Sporting de Braga, Sara Duarte, com um tempo de 36:46 minutos, enquanto o bronze foi levado por Laura Silva (37:12 minutos), do Clube Desportivo de São Salvador do Campo.

Pedro Amaro e Mónica Silva são os vencedores da edição. Foto: Runporto

Esta edição acabou por ser especial também para Mónica Gama, vencedora da primeira corrida, em 1994, já que ambos os filhos participaram ao mais alto nível da competição masculina. Além do vencedor Pedro Amaro, também o irmão gémeo, João Amaro, se destacou nas ruas do Porto com a conquista do sexto lugar.

Na cerimónia de prémios foi assinalada a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, da Vereadora da Educação, Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo, de Paula Botelho e Luís Vergueiro do Lidl, e ainda de Fernanda Ribeiro, a detentora de quatro vitórias que este ano acarretou o título de madrinha da corrida.

Apesar das condições meteorológicas adversas que marcaram o fim de semana, a tradicional corrida portuense teve direito a um descanso da chuva. Contou com mais de 8 mil participantes, a correr e a caminhar.

Artigo editado por Paulo Frias